Professor da EACH é nomeado diretor executivo da Fundação Florestal de São Paulo

Postado em 28 de abril de 2016

O professor do curso de Gestão Ambiental da EACH, Paulo Almeida, foi nomeado diretor executivo da Fundação Florestal e tomou posse em cerimônia realizada no Parque Estadual Cantareira, em São Paulo. O evento contou com a presença da secretária Estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, do diretor do Instituto Florestal, Edgar Fernando de Luca, do diretor do Instituto de Botânica de São Paulo, Luiz Mauro Barbosa e do coordenador do Instituto Geológico de São Paulo, Renato Tavares, entre outros convidados.

Em seu discurso de posse, Paulo Almeida agradeceu a presença de todos, reconheceu o trabalho de seu antecessor e ressaltou a importância da instituição. “A Fundação Florestal é um órgão que trata não só das riquezas naturais do estado de São Paulo, mas, também, da credibilidade da população quanto à manutenção desse tema da sustentabilidade, por meio de políticas públicas coerentes com as nossas realidades, para construirmos o que compreendo como desenvolvimento sustentável.”

Paulo Almeida também destacou o papel do corpo de funcionários da Fundação Florestal. “Cada um tem um papel neste processo, uma função que procurarei reconhecer e respeitar no dia a dia”, disse o novo diretor. Ele reforçou ainda o comprometimento e cumprimento dos prazos dos planos de manejo entre os grandes objetivos da nova gestão.

A secretária Patrícia Iglecias, assim como o novo diretor executivo, destacou a questão. “É preciso avançar na elaboração e revisão dos Planos de Manejo das nossas Unidades de Conservação. Acho que esse é o grande compromisso, porque com o Plano de Manejo nós temos um norte para trabalhar.”

A secretária ressaltou ainda o trabalho da Fundação Florestal no “Programa Nascentes”, que está entre os principais projetos do governo estadual na área ambiental. “Conseguimos evoluir bastante e chegamos ao primeiro milhão de mudas plantadas, que é pouco ainda, mas é um número significativo, que se deu graças à estruturação e apoio que o programa vem recebendo.”

Sobre a Fundação Florestal

A Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, tem por objetivo contribuir para a conservação, manejo e ampliação das florestas de proteção e produção do Estado de São Paulo.

Com esse fim, apoia, promove e executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável, a recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil. Também é responsável pela comercialização de produtos extraídos de florestas plantadas em áreas pertencentes ou possuídas pelo patrimônio do Estado. Atualmente, a Fundação Florestal é responsável pela gestão de 94 (noventa e quatro) Unidades de Conservação de Proteção Integral e de Uso Sustentável.
*Da Fundação Florestal