Professor de Gestão Ambiental lança livro sobre resíduos sólidos

Postado em 09 de outubro de 2015

O professor Ednilson Viana, do curso de Gestão Ambiental da EACH/USP, lançou recentemente o livro “Caracterização de resíduos sólidos: uma abordagem metodológica e propositiva”, o qual descreve o processo de caracterização dos resíduos sólidos por meio de uma conceituação moderna e uma visão ampla do processo, indo além do quarteamento, comumente conhecido na área.

A obra, da editora Biblioteca 24 Horas, foi produzida em parceria com duas professoras da Universidade Nova de Lisboa, de Portugal. No livro são descritos os principais fatores que influem sobre as características dos resíduos sólidos e a sua importância sobre o dimensionamento correto da caracterização, mostrando que a obtenção de dados confiáveis é o resultado de um processo de caracterização bem planejado e orientado por um objetivo definido.

Além do planejamento, a obra menciona a prática da caracterização e os possíveis cuidados na sua execução. Uma breve abordagem das metodologias internacionais pode permitir ao leitor ir além das informações descritas no livro e até optar por metodologias que possam ser mais completas a sua necessidade.

A evolução do processo de caracterização dos resíduos sólidos de Portugal e uma proposta de caracterização dos resíduos sólidos domiciliares para o Brasil, feitas neste livro, também buscam fomentar a discussão na área.

Posts Relacionados