Professora de Gestão Ambiental participa de relatório global sobre biodiversidade

Postado em 03 de dezembro de 2018

A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) anunciou que lançará seu primeiro relatório de avaliação global sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos em maio de 2019, em Paris, França.

Elaborado por 150 especialistas de 50 países, o relatório conta com uma representação equilibrada entre as ciências naturais e sociais. Entre os especialistas que participaram como autores do relatório está a professora Cristina Adams, do curso de Gestão Ambiental da EACH/USP.

De acordo com a IPBES, a um custo total de mais de US$ 2,4 milhões, a avaliação global é baseada em quase 15 mil referências bibliográficas, abordando artigos científicos publicados em revistas internacionais e nacionais, além de relatórios de governo e teses acadêmicas.

Desenvolvido ao longo dos últimos três anos, o relatório abrange todos os ecossistemas terrestres, com exceção da Antártica, águas interiores e oceanos abertos, analisando as mudanças que ocorreram nos ecossistemas e na biodiversidade nos últimos 50 anos.

A expectativa da IPBES é que o relatório possa auxiliar na formulação de políticas públicas adequadas para estimular ações por parte dos governos nas próximas décadas voltadas para a segurança alimentar, meios de subsistência e qualidade de vida da população mundial.