Professores da EACH contribuem com Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Postado em 17 de agosto de 2020

O Ministério da Saúde abre consulta pública para o Guia de Atividade Física para a População Brasileira. A publicação é uma ação pioneira em prol da promoção da saúde dos cidadãos no país que busca contribuir para uma vida mais saudável e ativa, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida da população. As contribuições para o texto do Guia podem ser enviadas até 31 de agosto de 2020 por meio de formulário eletrônico.

Além da coordenação geral, o Guia foi elaborado por oito grupos de trabalho, com mais de setenta pesquisadores da área de atividade física e saúde de todas as regiões do país e uma comissão científica com sete pesquisadores, entre eles os docentes, Alex Antonio Florindo e Douglas Roque Andrade do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP.

O propósito do Guia de Atividade Física para a População Brasileira é trazer as primeiras recomendações do país para realização de atividade física. A orientações foram elaboradas e divididas por ciclos da vida, considerando os domínios e contextos nos quais se dá a prática no Brasil. O documento é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com os pesquisadores, e seu lançamento está previsto ainda para 2020, depois de consolidadas e analisadas todas as contribuições da consulta pública.

A publicação é parte de um conjunto de ações intersetoriais encabeçado pelo Departamento de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Depros/Saps/MS) e está focada nas pessoas, com orientações adaptadas à realidade e aos contextos de vida em todo o território nacional. O material vai orientar os cidadãos que buscam mudar seus hábitos de vida, tornando seu dia a dia mais ativo.

Acesse a proposta do Guia de Atividade Física para a População Brasileira