Professores da EACH participam do primeiro guia para promoção de atividade física no país

Postado em 30 de junho de 2021

As atividades físicas trazem vários benefícios para quem as pratica e vão desde a redução do risco de desenvolver doenças associadas ao excesso de peso ou comportamento sedentário até a diminuição de condições associadas à saúde mental, como ansiedade e depressão. Para incentivar que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis e melhor qualidade de vida, o Ministério da Saúde lançou na última terça-feira o primeiro Guia de Atividade Física para a População Brasileira.

Os professores Alex Antonio Florindo e Douglas Roque Andrade, do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP, participaram da elaboração do documento, integrando a coordenação técnica. O guia foi produzido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e os docentes da EACH foram convidados pelo coordenador geral do projeto, professor Pedro Hallal.

O professor Douglas Andrade ainda coordenou a redação do documento que orienta gestores e profissionais de saúde a utilizar o guia.

Acesse o Guia de Atividade Física para a População Brasileira

Aproximadamente 70 pesquisadores da área da atividade física e saúde, assim como técnicos do ministério e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) participaram da elaboração. O documento é dividido em oito capítulos e aborda a prática de atividades físicas em diversos contextos, grupos e ciclos de vida.

No documento é possível encontrar recomendações sobre a quantidade, a intensidade e os exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo.

 

*Com informações do Ministério da Saúde