Professores da EACH publicam a obra “Iniciação aos esportes coletivos”

Postado em 22 de setembro de 2020

Os professores do curso de Educação Física e Saúde da EACH/USP lançaram recentemente o livro “Iniciação aos esportes coletivos”, que traz informações essenciais sobre o tema. A obra pretende ser uma referência para auxiliar a prática pedagógica de quem atua com esportes coletivos (EC). O livro apresenta exemplos dos Esportes Coletivos mais populares no Brasil (Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Rugby e Voleibol) como forma de inspirar aulas e treinos de iniciação aos EC.

O livro é de acesso aberto e está gratuitamente disponível no Portal de Livros Abertos da USP 

Confira a Sinopse:

O livro aborda o tema complexo, intrigante e polêmico – a “iniciação esportiva”, em que os autores trazem à tona alguns dos aspectos mais importantes relacionados ao tema, com a plena consciência que há ainda muito a discutir-se no contexto dos esportes coletivos. Este precioso conteúdo vem compor um conjunto de obras já lançadas por seus autores que evidenciam o propósito elevado de proporcionar conhecimento para que o pedagogo esportivo possa ensinar, sentindo que está trilhando uma jornada em busca de comunicar o melhor sobre ensinar esporte. Os autores destacam a relevância de tornar preciosa a consideração de quem aprende, antes dos conteúdos que estarão a aprender, evidenciando a atenção com o processo de ensino e aprendizagem das modalidades esportivas coletivas, na soberana relação do pedagogo e de quem aprende, como também no primordial respeito às características de crescimento e desenvolvimento dos aprendizes.

 

A Parte I é composta por cinco capítulos:

1 História, classificação e características dos esportes coletivos (breve histórico, classificação e características dos EC, fatores de jogo: imprevisibilidade, cooperação e oposição, e criação e diminuição dos espaços);

2 Crescimento e desenvolvimento (crescimento, proporcionalidade corporal e desempenho durante a infância e entre meninos e meninas, desenvolvimento motor, fases motoras, adolescência e puberdade);

3 Aprendizagem motora (processamento de informações, capacidades e habilidades motoras dos EC, habilidades motoras básicas e específicas nos EC, técnica e habilidade motora nos EC, habilidades motoras fechadas e abertas nos EC, prática e fases de aprendizagem, fatores de aprendizagem motora e o ensino das habilidades motoras dos EC);

4 Aspectos psicológicos e cognitivos (breve visão da criança na fase de iniciação esportiva, a criança e o ambiente esportivo, aspectos psicológicos e cognitivos inerentes à prática esportiva);

5 O Talento esportivo e o treinamento a longo prazo (determinação, deteção, seleção e promoção do talento esportivo, treinamento a longo prazo).

A Parte II é composta por dois capítulos:

6 Proposta pedagógica de iniciação aos esportes coletivos para crianças de 4 a 14 anos (concepção da proposta, apresentação da proposta para 3 faixas etárias: 4 a 7 anos, 8 a 11 anos e 12 a 14 anos);

7 Planos de ação para aulas, módulos e temporadas de iniciação aos esportes coletivos (o que é plano de ação, exemplos de planos de ação na iniciação aos EC, considerações sobre a avaliação).