Professores e alunas da EACH participam do estudo “Planejando o futuro hoje: ODS 13, Adaptação e Mudanças Climáticas em São Paulo”

Postado em 05 de setembro de 2019

As professoras Dominique Mouette, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias e o professor Paulo Sinisgalli participaram como autores do estudo “Planejando o futuro hoje: ODS 13, Adaptação e Mudanças Climáticas em São Paulo”, disponível para download aqui.  A obra busca aproximar a ciência produzida na Academia da tomada de decisão do Governo de São Paulo sobre o tema mudanças do clima.

A professora Dominique Mouette participou do capítulo intitulado “Emissões de CO2 no setor de energia no Estado de São Paulo a partir do Plano de Ação da Macrometrópole Paulista (PAM) 2040”, em que os autores avaliam o PAM e as ações nele previstas que poderiam reduzir as emissões de gases de efeitos estufa do Estado de São Paulo.

Já a professora Sylmara Lopes participou com o capítulo “Ciência cidadã: caracterização desse campo de práticas”, apresentando o conceito de ciência cidadã e ações existentes no mundo e no Brasil que aproximam a produção de ciência às pessoas que não fazem parte do meio acadêmico, o que gera ganhos para a Academia, os indivíduos e para a sociedade.

Por fim, o professor Paulo Sinisgalli fez parte do capítulo “Cenários para os serviços ecossistêmicos de São Paulo com as mudanças climáticas”, que pontua a importância da manutenção e recuperação vegetação natural em São Paulo para a qualidade de vida da população e também como amortecedores de possíveis situações extremas resultantes das mudanças climáticas.

Além das professoras da EACH, o estudo contou com a participação de duas alunas que colaboraram como coautoras em alguns capítulos. São elas: a Flávia Collaço, egressa do bacharelado em Gestão de Políticas Públicas e pesquisadora e pós-doutoranda pelo IEE, e Isabela Cavaco, graduanda de Gestão Ambiental.

Ao lado dos professores e alunas da EACH o estudo tem nomes como o de Paulo Artaxo e Pedro Jacobi, cientistas renomados da América Latina que possuem uma vasta produção e participação no tema de mudanças do clima, assim como integrantes do Governo como Eduardo Trani (subsecretário de Meio Ambiente do governo do Estado de São Paulo), Jussara Lima Carvalho (chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e Oswaldo Lucon (Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas).

O estudo foi elaborado no âmbito do projeto Latino Adapta, que busca fortalecer vínculos entre a ciência e os governos para a elaboração de políticas climáticas na América Latina, e acontece em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Paraguai e Uruguai.

No Brasil, a equipe do projeto é formada por representantes do Instituto de Energia e Ambiente da USP e do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas.