Programa Aprender na Comunidade seleciona 7 projetos da EACH

Postado em 26 de outubro de 2018

A Pró-Reitoria de Graduação da USP divulgou neste mês o resultado do Edital “Aprender na Comunidade”. Foram aprovados 104 projetos de toda a universidade distribuídos em três categorias. A EACH/USP teve projetos selecionados nas três categorias, totalizando 7 trabalhos.

Os projetos selecionados receberão recursos para cobrir gastos de custeio, bolsas para os estudantes de graduação e desenvolvimento das atividades relacionadas ao projeto. O valor máximo atribuído a cada projeto varia de acordo com a categoria na qual ele se enquadra.

Confira a lista dos projetos da EACH selecionados pelo Programa Aprender na Comunidade:

• Categoria Projetos Específicos:

 

Ensino de conceitos de computação para alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas da cidade de São Paulo

Docente coordenador: Marcelo Eler

O objetivo deste projeto é ensinar conceitos de computação a alunos do ensino fundamental e técnico (ETEC) de escolas públicas da Zona Leste da cidade de São Paulo. As atividades desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental envolvem o uso de “computação desplugada” e tem como objetivo particular incentivar a participação feminina nos cursos de tecnologia. As atividades com os alunos do ensino médio técnico são realizadas por meio de dinâmicas de resolução de desafios de programação. Os alunos bolsistas terão a oportunidade de complementar sua formação no que se refere ao planejamento de atividades, trabalho em equipe, didática e engajamento social. A execução das atividades deste projeto será realizada no âmbito de dois projetos em andamento do grupo PET-SI: COMPETEC (COMputação, PET e ETEC)  e GRACE (GaRotAs em Computação e Empreendedorismo).

 

• Categoria Projetos Integrados:

 

Educação Ambiental para Redução de Risco de Desastres

Docente coordenadora: Flávia Noronha

Visando a construção de comunidades mais resilientes, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o projeto mobilizará alunos de graduação e pós-graduação de várias unidades da USP para oferecer cursos e atividades extramuros em escolas públicas situadas em áreas de risco na Zona Leste de São Paulo.

 

Circuitos de Aprendizagem Tecnológica

Docente coordenador: Fábio Nakano

O projeto pretende beneficiar alunos de graduação, professores e alunos do ensino fundamental através da promoção de oficinas de robótica nas escolas de ensino fundamental. Colaboram no projeto docentes dos cursos de Sistemas de Informação, Gestão de Políticas Públicas e Lazer e Turismo com docentes da Diretoria Regional de Itaquera. Pretende-se beneficiar 12 estudantes de graduação, 30 escolas e 42 professores do ensino fundamental e 600 estudantes do ensino fundamental.

 

Projeto Ger@ções

Docente coordenadora: Meire Cachioni

O projeto promoverá a Educação Gerontológica de crianças do Ensino Fundamental I, seus professores (Escola Estadual Irmã Annete Marlene Fernandes de Mello) e comunidade (Jardim Keralux, zona leste de São Paulo); a formação de graduandos e pós-graduandos (EACH/USP) para o exercício de prática gerontológica inovadora. Será desenvolvido por meio de cinco temáticas representativas acerca do envelhecimento e da velhice: 1. Desenvolvimento e Envelhecimento Humano – Sou pequeno(a), mas vou crescer. Projeto: Todas as idades são importantes; 2. Longevidade e heterogeneidade da velhice – Tem muita gente grande e diferente no mundo. Projeto: Somos todos diferentes; 3. Coeducação e solidariedade entre gerações – Podemos fazer muitas coisas legais juntos. Projeto: Viver e conviver; Envelhecimento Ativo – Quando for velho(a) eu serei… Projeto: 4. Envelhecendo em um Brasil mais velho; 5.Envelhecimento e Inovação – Vamos fazer diferente. Projeto: O mundo somos todos nós. Desdobramentos do Projeto: 1.Pretende-se construir uma Plataforma, Ger@Educa, que servirá para compartilhamento de informações e orientações sobre desenvolvimento de atividades em Educação Gerontológica.

 

EducAtivo

Docente coordenador: Douglas Andrade

É um programa de extensão universitária que atua nos espaços da comunidade, como postos de saúde (UBS), parque e outros, realizando ações de educação em saúde. A equipe, formada por profissionais e estudantes da EACH, realiza intervenções de curta e/ou média duração que promovem a atividade física e a alimentação saudável de forma prática. O projeto oferece aulas de atividade física, conversando sobre os cuidados para a prática e sobre as capacidades físicas. Além disso, há a apresentação de dicas para uma alimentação adequada e saudável, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

 

Construindo vínculos comunitários: experiências e saberes compartilhados

Docente coordenadora: Juliana Rodrigues

Possui como principal objetivo desenvolver, a partir de estratégias de intervenção comunitária, o processo de ensino-aprendizagem baseado em trocas de saberes e na construção de novos conhecimentos, que devem acontecer de modo não convencional, fora da sala de aula, e a partir de uma relação estabelecida, particularmente, com a comunidade do Jardim La Pena, localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo e com a OSCIP Passatempo Educativo. Nesse processo, considera-se, especialmente, as metodologias que estimulem a participação e a interatividade entre professores e estudantes dos cursos de Lazer e Turismo, Educação Física e Saúde, Obstetrícia e Gerontologia e os coordenadores de projetos sociais, moradores das comunidades envolvidas, educadores sociais e técnicos responsáveis por projetos nas comunidades. Nesse esforço concentrado, a solidariedade e a empatia serão os principais vetores para essa construção conjunta que permitirá aos participantes aprenderem e, ao mesmo tempo, ensinarem.

 

• Categoria Projetos Consolidados:

 

USP Ciência na Comunidade

Docente coordenador: Luís Paulo Piassi

O projeto integra, sob coordenação da EACH, atividades desenvolvidas por quatro unidades da USP em divulgação científica focada no público e comunidade escolar. As unidades participantes são o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG), o Instituto de Biociências da USP (IB), o Instituto de Física da USP (IFUSP), além do Parque Cientec. O projeto prevê ações integradas em instituições educacionais tais como CEUs e Institutos Federais da Grande São Paulo, bem como em ações receptivas de público em espaços da USP, na Cidade Universitária, na USP Leste e no Parque Cientec.