Projetos de Zouk seguem em andamento durante a quarentena

Postado em 19 de agosto de 2020

Dois projetos da dança Zouk da EACH/USP tiveram prosseguimento de suas atividades de forma remota durante a quarentena. As aulas online de “Zouk: corpo e subjetividades” e “Zouk 60+” atraíram um público significativo para o ambiente virtual.

O projeto “Zouk: corpo e subjetividades” teve como objetivo central aproximar a comunidade interna da comunidade ao entorno da Escola, enquanto o “Zouk 60+” apresentou esta dança considerada de jovens para a terceira idade.

Foto: Divulgação

Para fins de divulgação e alcance pela população ao redor da USP Leste, foi desenvolvido um extenso trabalho em conjunto com a bolsita PUB Hadassa Paravizo, a partir da criação de um perfil nas redes sociais Facebook e Instagram. Foi elaborada uma identidade visual com o logo da EACH e três círculos representando a comunidade universitária, a comunidade ao entorno da universidade e a terceira idade, público-alvo do projeto.

Entre as ações desempenhadas nas redes socias, o evento de divulgação do início das aulas no ano de 2020 alcançou 1.845 pessoas. A atração do público mensurada pelas redes sociais pode ser considerada significativa visto que o Zouk não é um ritmo tão popular quanto forró ou samba.

Por meio das redes sociais, além de registrar as aulas e comunicar informações importantes aos alunos, o projeto também se engajou em pautas importantes como “chega de assédio na dança”, movimento que eclodiu em meio à quarentena diante da criação de uma página no Instagram para denúncias de assédios sofridos por mulheres na dança de salão.

Assista ao vídeo feito por alguns dos participantes e editado pelo funcionário Rogério Pimenta:

Os responsáveis pelos projetos são os docentes Reinaldo Pacheco e Rosa Chubaci, a educadora Joana Paula Barros e a bolsista Hadassa Paravizo.

Neste momento, os projetos estão sendo reformulados para se adequarem às necessidades do público. Para mais informações e novidades, acesse o Facebook e o Instagram de Zouk da EACH/USP.

*Com informações de Zouk – EACH/USP