Ranking britânico coloca USP como 37ª melhor do mundo na área de lazer e hospitalidade

Postado em 10 de março de 2021

A Universidade de São Paulo está entre as melhores instituições de ensino superior do mundo, de acordo com avaliação realizada pelo QS World University Ranking by Subject, no início do mês de março.

Nesta 11ª edição do ranking britânico, foram avaliados 13.883 cursos de 1.440 universidades do mundo todo. A USP foi a instituição da América Latina com melhor desempenho e está entre as melhores universidades do mundo em 44 das 51 áreas avaliadas.

Na área de hospitalidade e gestão do lazer, a universidade alcançou a 37ª posição, o que representa uma grande conquista, especificamente, para o curso de graduação em Lazer e Turismo e para o programa de pós-graduação em Turismo da EACH/USP.

Tomando como base de avaliação a reputação acadêmica, a reputação no mercado de trabalho e o impacto de pesquisas, o ranking colocou, na área de hospitalidade e lazer, a USP à frente de importantes universidades como, por exemplo, University of South Florida, Washington State University e Boston University, todas dos Estados Unidos.

O ranking é publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior. Foto: Divulgação

“A equipe do Programa de Pós-Graduação em Turismo-PPGTUR recebe com alegria esta notícia. Desde 2014, quando o PPGTUR foi criado, nós estamos trabalhando para torná-lo o melhor programa de pós-graduação em turismo da América Latina. Essa é uma de nossas metas. Ao que tudo indica essa meta está se tornando realidade”, destaca o professor Alexandre Panosso, coordenador da pós-graduação em Turismo da EACH, que oferece cursos de mestrado e doutorado.

Ele também enfatiza que o programa está contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento econômico e social por meio da elevada qualidade das pesquisas, práticas educativas e projetos de extensão que superam os muros universitários.

A avaliação do ranking foi feita com os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de São Paulo que estão envolvidos com a grande área da hospitalidade, que envolve o Turismo e o Lazer, e, dessa forma, contou também com o desempenho do curso de graduação da EACH.

“O curso de Lazer e Turismo oferece uma formação abrangente em áreas correlatas e complementares que tratam do universo das viagens e de atividades ligadas ao tempo livre das pessoas. Sua estrutura curricular oferece aos estudantes conteúdos que garantem um leque de competências e habilidades para lidar com os fenômenos socioculturais, econômicos e ambientais”, afirmam os professores Sidnei Raimundo, coordenador da graduação, e Marcelo Vilela de Almeida, suplente da coordenação.

Segundo eles, o curso permite relacionar o conhecimento técnico e científico da academia com as demandas do mundo do trabalho, propiciando uma formação crítica e transformadora para seus egressos.