Saiba mais sobre os tipos de verba

 

Proap

O Programa de Apoio à Pós Graduação (Proap) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) tem o objetivo de financiar as atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos. As verbas provenientes do Proap podem ser usadas por alunos regularmente matriculados, docentes credenciados no Programa e docentes convidados do Programa para participar de defesas de teses e dissertações, dependendo da alínea em que a verba do Programa é alocada. Cada alínea possui regras e procedimentos próprios. Consulte a alínea desejada para mais informações.

Fonte: http://www.prpg.usp.br/pt-br/apoio-administrativo/apoio-financeiro-regular/

 

Verba de Processos Seletivos

É uma verba proveniente da taxa paga por alunos em processos seletivos nos Programas de Pós-graduação (PPGs). Esta verba pode ser usada para finalidades diversas e seu uso é regulamentado pela Comissão Coordenadora  de Programa (CCP). É facultativo a cada Programa optar pela cobrança de taxas. Portanto, os Programas de Pós-Graduação que não optaram por tal cobrança não possuem esta verba disponível. Consulte a CCP do seu Programa para saber se há verba  disponível desta natureza, assim como regras e procedimentos para uso.

Fonte: Regimento de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-no-7493-de-27-de-marco-de-2018) e portarias da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

 

Outras Verbas

Referem-se a verbas obtidas pela  Comissão Coordenadora de Programa (CCP), docentes e/ou discentes regularmente matriculados em editais específicos da Universidade de São Paulo. Essas verbas têm aplicações específicas de acordo com cada edital. Suas regras e procedimentos de uso são similares às regras e procedimentos aplicados ao uso de verba de processos seletivos.