Orientações para as atividades acadêmicas e administrativas na EACH – COVID-19

Postado em 18 de março de 2020

Prezada Comunidade da EACH,

Informamos que ontem, 16.03.2020, foi realizada uma reunião envolvendo a Direção da Unidade, os Presidentes e Vice-Presidentes das quatro Comissões Estatutárias (CG, CPG, CCEx e CPq), membros da Comissão de Saúde e Bem-Estar e Assistentes Técnicos de Direção.

Hoje, 17.03.2020, realizamos reunião com os servidores da EACH, quando foi solicitado a cada setor um planejamento das atividades que podem ser realizadas à distância e quais precisam ser realizadas presencialmente, assim como um cronograma de escalonamento de servidores para garantir a manutenção das atividades essenciais e, ao mesmo tempo, reduzir a presença dos servidores na Unidade.

A seguir estão elencadas as diretrizes das Comissões Estatutárias da EACH para o período. E, ao longo da semana, será enviado um informativo sobre o funcionamento dos setores administrativos.

Comissão de Graduação

I) Suspensão das cerimônias de colação de grau. Os alunos que necessitarem do certificado de conclusão poderão solicitar o documento por e-mail (sgraduacao-each@usp.br).

II) Seguindo as sugestões da Pró-Reitoria de Graduação e de instâncias governamentais, indica-se a realização de atividades on-line como alternativa às atividades didáticas presenciais. Desta maneira, não se compromete o semestre das disciplinas para as quais o uso desses recursos é possível. Existe uma série de ferramentas que permitem a realização de webconferências, atividades virtuais e várias outras possibilidades. Tutoriais sobre o uso destes recursos serão disponibilizados, bem como a CG se colocará disponível para auxiliar nesta transição. Para disciplinas que dependem exclusivamente de uso laboratorial, atividades de campo e viagens, alternativas serão analisadas. Comissão de Pós-Graduação
I) Aulas virtuais: a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a CPG da EACH estabeleceram um processo ágil para autorizar atividades à distância. A partir da solicitação do docente, a PRPG autorizará essas atividades em até 48 horas. Todo docente que considerar adequada esta prática poderá realizá-la assim que autorizada. Os trâmites da autorização foram divulgados em 16.03 em documento da PRPG aos Coordenadores de Programa e docentes credenciados;

II) Defesas de dissertações e teses: a PRPG autorizou a defesa à distância, devendo somente uma pessoa (que pode ser membro da CCP e não necessariamente o orientador) estar presente na EACH;

III) Bolsistas PAE: frequência de março deverá ser confirmada pelos supervisores à Secretaria de PG por e-mail. Os auxílios não serão cancelados. Os bolsistas devem, sempre que pertinente, auxiliar os docentes que optarem por atividades à distância na graduação.

Comissão de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) indicou a manutenção das atividades de pesquisas essenciais que não podem ser interrompidas. Há o indicativo de não iniciar novos experimentos/pesquisas, a não ser os que podem ser realizados remotamente.

A Comissão de Pesquisa continuará prestando atendimento por meio do e-mail (pesquisa@usp.br). Os pesquisadores devem adotar procedimentos de tramitação eletrônica inclusive para autorização do Comitê de Ética.

Solicitamos aos pesquisadores com atividades que dependam de serviços essenciais da infraestrutura da EACH para seu desenvolvimento que enviem com urgência (até 18/03) à CPq (pesquisa@usp.br), as justificativas quanto à manutenção das atividades presenciais, e que não poderão ser interrompidas no período. Em relação aos trâmites e processos financeiros que estejam em andamento, tais como pagamento de bolsas, compra de materiais e insumos, os pesquisadores deverão explicitar ao setor financeiro as demandas do que é estritamente necessário, pois estes serviços serão afetados na atual situação. Os pesquisadores que estão com o cartão FAPESP no setor financeiro da EACH poderão buscá-los, se precisarem, e esta informação deve ser comunicada ao setor financeiro – Sra. Marisa (financeiro-each@usp.br), mantendo em cópia à CPq (pesquisa@usp.br) e o EAIP (eaip-each@usp.br).

Comissão de Cultura de Extensão

A CCEx da EACH seguirá as recomendações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, que determinou a suspensão ou adiamento das atividades de seus órgãos e centros de cultura (Osusp, Biblioteca Mindlin, Centro Universitário Maria Antonia, Centro de Preservação Cultural – Casa de D. Yayá, Coralusp, Tusp, Cinusp, Engenho dos Erasmos, Parque CienTec) e dos Programas USP – Comunidade (Nascente USP, USP e as Profissões, USP Diversidade, USP Legal, Aproxima-Ação USP, USP 60+, Giro Cultural USP, Incubadora Tecnológica USP de Cooperativas Populares e USP Aproxima Escola).

A visita monitorada foi suspensa e o Congresso de Cultura e Extensão da USP foi adiado para outubro.

Todos os cursos e atividades de extensão presenciais foram suspensos, no entanto, alguns poderão ter atividades remotas. Se o coordenador optar por oferecer atividade remota, deve comunicar à CCEx antes da realização da mesma.

A secretaria da CCEx poderá fazer atendimento presencial, se necessário, mediante agendamento. Demais atendimentos ao público serão realizados de forma remota, por meio do e-mail (ccex-each@usp.br).

Reiteramos que estamos em constante comunicação com a Reitoria e demais Órgãos Centrais para alinhamento das referidas ações. Seguiremos em contato com a Comunidade da EACH de forma ágil e transparente.

Atenciosamente,

Profa. Mônica Yassuda e Prof. Ricardo Uvinha (Diretoria EACH)

Prof. Marcelo Nolasco e Profa. Sylmara Dias (Presidência CPq)

Prof. Tiago Francoy e Prof. Diego Falceta (Presidência CG)