Estudantes encerram Projeto Santander Inclusão com apresentação de trabalhos ao vice-reitor

Postado em 16 de setembro de 2020

Alunos de diferentes escolas públicas de São Paulo envolvidos com atividades de pesquisa na EACH finalizaram, na última segunda-feira, a participação no Programa Santander Inclusão, apresentando seus trabalhos ao vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, em um evento virtual.

Com início no segundo semestre de 2019, o programa trouxe ao todo para a EACH 26 alunos do ensino médio da rede pública que participaram de atividades do estudo “Equipamentos de Lazer/Turismo: interfaces com a atividade física e a promoção da saúde em ambientes construídos”, sob a coordenação do professor Ricardo Uvinha, vice-diretor da Escola e docente da graduação e pós-graduação em Lazer e Turismo.

Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP e idealizador da CUCo. Foto: Divulgação

“A USP espera que todos vocês tenham muito sucesso e que sejam exemplos para suas famílias. Vocês tiveram uma excelente oportunidade intelectual, oportunidade de networking e também o primeiro contato com a vida acadêmica. Isso é maravilhoso”, ressaltou o vice-reitor, afirmando que a participação de cada um já foi uma grande vitória devido ao rigoroso processo de seleção, o qual ocorreu por meio do Programa Vem pra USP.

A seleção teve como critério o desempenho dos estudantes na CUCo – Competição USP de Conhecimentos, além de características socioeconômicas. De acordo com o professor Antonio Carlos Hernandes, aproximadamente 140 mil jovens participaram da CUCo e apenas 75 estudantes foram selecionados para o Programa Santander Inclusão, considerando-se os cinco campi da USP.

Já o professor Ricardo Uvinha destacou em sua fala os agradecimentos aos familiares dos estudantes que contribuíram para a realização das atividades e parabenizou os alunos pela dedicação e esforço empreendidos no projeto. “Nós envolvemos esses alunos em uma série de atividades para além do grupo de pesquisa. Mesmo no contexto da pandemia, as atividades tiveram que ser replanejadas e os alunos, de forma bastante resiliente e persistente, continuaram suas atividades.”

Os alunos se dividiram em cinco grupos e apresentaram seus trabalhos no evento virtual. Foto: Divulgação

Ao longo de um ano de projeto, os estudantes participaram de visita à biblioteca da EACH, de oficina sobre currículo lattes e atividades corporais, palestras, seminários, atividades da Aucani e também estiveram presentes no Giro Cultural e na Feira USP e as Profissões 2019, ambos eventos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Confira os trabalhos de pré-iniciação científica desenvolvidos pelos alunos:

– Análise da promoção de lazer virtual para crianças: Fábrica de Cultura do Parque Belém

– Análise da promoção de lazer virtual para pessoas com deficiência: Parque Ceret

– Sesc Itaquera: análise da promoção de lazer virtual para crianças com deficiência

– Sesc Belenzinho: lazer virtual para crianças autistas

– Análise da interação e divulgação das ações de lazer para o público jovem no Sesc Av. Paulista

Além desses cinco trabalhos, os estudantes também elaboraram um plano de comunicação para o projeto temático da Fapesp/Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da EACH, liderado pelo professor Alex Antônio Florindo. Veja o plano de comunicação.

O evento de encerramento do Projeto Santander Inclusão contou também com a participação de professores e convidados dos alunos do ensino médio, membros do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL), e dos bolsistas Leandro Ribeiro da Silva, do Programa de Pós-graduação em Turismo, e Roberto do Valle Mossa, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, que atuaram na supervisão e colaboração do projeto. O evento ainda teve como convidado o professor Herbert Alexandre João, coordenador da CUCo – Competição USP de Conhecimentos.