Estudantes encerram Projeto Santander Inclusão com apresentação de trabalhos ao vice-reitor

Postado em 16 de setembro de 2020

Divulgação
Foram apresentadas todas as atividades das quais os alunos participaram ao longo do projeto

Posts Relacionados

Alunos de diferentes escolas públicas de São Paulo envolvidos com atividades de pesquisa na EACH finalizaram, na última segunda-feira, a participação no Programa Santander Inclusão, apresentando seus trabalhos ao vice-reitor da USP, professor Antonio Carlos Hernandes, em um evento virtual.

Com início no segundo semestre de 2019, o programa trouxe ao todo para a EACH 26 alunos do ensino médio da rede pública que participaram de atividades do estudo “Equipamentos de Lazer/Turismo: interfaces com a atividade física e a promoção da saúde em ambientes construídos”, sob a coordenação do professor Ricardo Uvinha, vice-diretor da Escola e docente da graduação e pós-graduação em Lazer e Turismo.

Antonio Carlos Hernandes, vice-reitor da USP e idealizador da CUCo. Foto: Divulgação

“A USP espera que todos vocês tenham muito sucesso e que sejam exemplos para suas famílias. Vocês tiveram uma excelente oportunidade intelectual, oportunidade de networking e também o primeiro contato com a vida acadêmica. Isso é maravilhoso”, ressaltou o vice-reitor, afirmando que a participação de cada um já foi uma grande vitória devido ao rigoroso processo de seleção, o qual ocorreu por meio do Programa Vem pra USP.

A seleção teve como critério o desempenho dos estudantes na CUCo – Competição USP de Conhecimentos, além de características socioeconômicas. De acordo com o professor Antonio Carlos Hernandes, aproximadamente 140 mil jovens participaram da CUCo e apenas 75 estudantes foram selecionados para o Programa Santander Inclusão, considerando-se os cinco campi da USP.

Já o professor Ricardo Uvinha destacou em sua fala os agradecimentos aos familiares dos estudantes que contribuíram para a realização das atividades e parabenizou os alunos pela dedicação e esforço empreendidos no projeto. “Nós envolvemos esses alunos em uma série de atividades para além do grupo de pesquisa. Mesmo no contexto da pandemia, as atividades tiveram que ser replanejadas e os alunos, de forma bastante resiliente e persistente, continuaram suas atividades.”

Os alunos se dividiram em cinco grupos e apresentaram seus trabalhos no evento virtual. Foto: Divulgação

Ao longo de um ano de projeto, os estudantes participaram de visita à biblioteca da EACH, de oficina sobre currículo lattes e atividades corporais, palestras, seminários, atividades da Aucani e também estiveram presentes no Giro Cultural e na Feira USP e as Profissões 2019, ambos eventos da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Confira os trabalhos de pré-iniciação científica desenvolvidos pelos alunos:

– Análise da promoção de lazer virtual para crianças: Fábrica de Cultura do Parque Belém

– Análise da promoção de lazer virtual para pessoas com deficiência: Parque Ceret

– Sesc Itaquera: análise da promoção de lazer virtual para crianças com deficiência

– Sesc Belenzinho: lazer virtual para crianças autistas

– Análise da interação e divulgação das ações de lazer para o público jovem no Sesc Av. Paulista

Além desses cinco trabalhos, os estudantes também elaboraram um plano de comunicação para o projeto temático da Fapesp/Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da EACH, liderado pelo professor Alex Antônio Florindo. Veja o plano de comunicação.

O evento de encerramento do Projeto Santander Inclusão contou também com a participação de professores e convidados dos alunos do ensino médio, membros do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer (GIEL), e dos bolsistas Leandro Ribeiro da Silva, do Programa de Pós-graduação em Turismo, e Roberto do Valle Mossa, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física, que atuaram na supervisão e colaboração do projeto. O evento ainda teve como convidado o professor Herbert Alexandre João, coordenador da CUCo – Competição USP de Conhecimentos.