“Batalha de MCs” é tema de livro publicado por aluno do programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH

Postado em 16 de fevereiro de 2021

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH/USP, ao longo dos anos, tem colhido excelentes frutos. O mais recente deles é a publicação do livro “Rap, Cultura e Política: batalha da Matrix e a estética da superação empreendedora”, de autoria do aluno Felipe Oliveira Campos.

O livro é resultado da dissertação de mestrado “Cultura, Espaço e Política: um estudo da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo”, defendida em agosto de 2019 no programa de Estudos Culturais da EACH/USP, e que contou com a orientação do professor Carlos Henrique Barbosa Gonçalves.

Lançado em 2020 pela editora Hucitec, já se tornou o livro mais vendido da editora no mês de janeiro de 2021. A obra pode ser encontrada no próprio site da editora.

Veja abaixo o resumo da obra:

As batalhas de MCs têm proliferado em todo o território brasileiro, seja em escala municipal, regional, estadual ou nacional. Essa proliferação se deu agregada com um conjunto de mudanças no país, referente a políticas públicas, conjuntura econômica interna e mundial peculiares, e uma série de mudanças sociais irreversíveis, como o advento  e a popularização das redes sociais digitais. Atrelada a essas mudanças, a digitalização da música e as transformações no modo de sua produção, distribuição e consumo, trouxeram desafios para as culturas contemporâneas, em específico para o movimento cultural Hip Hop. O livro oferece uma série de análises e interpretações desses processos, passando pelo Rap-manifesto “O Hip Hop é foda” de Rael, e abordando a constituição de uma estética no Rap que coloca as batalhas de MCs como condição, meio e produto dessa nova condição que alterou o sentido das palavras trabalho e organização. Para tal, foi empreendida uma profunda pesquisa acerca da Batalha da Matrix de São Bernardo do Campo, como forma de apreender essas dinâmicas, de um processo que prossegue em aberto.