Destaque na imprensa, aluno da EACH defende tese de mestrado sobre a criação de abelhas sem ferrão

Postado em 25 de julho de 2018

Destaque na mídia nacional pelo seu projeto sobre a criação de abelhas sem ferrão, o aluno da EACH/USP, Celso Barbieri, apresentou a sua defesa de mestrado do programa de Sustentabilidade da Escola, nesta semana, com o tema: “Caracterização da atividade de meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) no estado de São Paulo”.

Formado no  curso de Gestão Ambiental da EACH, o trabalho de Celso traça o perfil do meliponicultor do estado de São Paulo e os principais problemas enfrentados tanto em relação à atividade quanto na conservação das abelhas sem ferrão.

Os meliponicultores de São Paulo têm interesse principalmente na conservação e no uso sustentável das abelhas, sendo a meliponicultura muitas vezes praticada como forma de recreação.

De acordo com Celso, “infelizmente o marco regulatório vigente restringe o número de colônias criadas pelos meliponicultores, de forma a inviabilizar uma maior escala, o que prejudica muito o desenvolvimento da atividade na região.”

O trabalho de Celso busca subsidiar e incentivar a criação de políticas públicas de incentivo a meliponicultura e a conservação das abelhas sem ferrão, uma vez que a atividade, pelo menos a nível regional, demonstra-se promotora de sustentabilidade.

O aluno da EACH também participa como convidado do grupo de trabalho para a construção de políticas públicas para a meliponicultura e conservação de polinizadores  na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, além de atuar na elaboração de um guia de boas práticas para a meliponicultura na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

Também atua desde 2014, voluntariamente, como diretor técnico-científico da SOS Abelhas sem Ferrão, ONG voltada à conservação de abelhas sem ferrão por meio de educação ambiental, ações socioambientais e pesquisa.

Recentemente a SOS Abelhas sem Ferrão foi avaliada como uma das 20 melhores iniciativas verdes da América Latina na categoria “Fauna”, sendo a única representante do Brasil nesta categoria.