EACH assina convênio internacional com instituição francesa

Postado em 27 de abril de 2016

A diretora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP), professora Maria Cristina  Motta de Toledo, assinou no dia 7 de abril um convênio acadêmico internacional com a instituição francesa Institut des Hautes Etudes pour la Science et la Technologie (IHEST) para cooperação acadêmica em diversas áreas de interesse como ciência, inovação, tecnologia e sociedade.

O documento foi assinado com a diretora do IHEST, Marie-Françoise Chevallier-Le Guyader, que veio à EACH com o objetivo de assinar o convênio e realizar, como primeira atividade do mesmo, o seminário “Ciências, Inovação e Sociedade: Profissionalização e Talentos do Amanhã”. O evento discutiu questões relacionadas com educação, inovação e ciência e foi organizado pela vice-diretora da Escola, professora Neli Aparecida de Mello-Théry, em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA), o Consulado Geral da França em São Paulo, o Institut Français/Brasil e o grupo de pesquisa Gepsipolim/EACH.

Organizado pela vice-diretora da EACH, evento reuniu diversos institutos e pesquisadores

Estabelecimento público do governo francês, parte do Ministère de la Recherche et de l’Enseignememt Supérieur (Ministério da Pesquisa e do Ensino Superior), o IHEST tem como missão formar profissionais de alto potencial para ocupar cargos de dirigentes em diferentes áreas de atuação. O instituto reúne profissionais de todos os setores da sociedade e busca, por meio de debates e palestras que visam sensibilizá-los a questões envolvendo ciência e a tecnologia, aprimorar sua capacidade de gestão.

“Nós recebemos pessoas de todos os lugares do mundo e de diferentes profissões que pretendem melhorar sua qualificação profissional e conhecer novas técnicas e abordagens de atividades que elas realizam no seu dia a dia”, explicou Marie-Françoise Chevallier-Le Guyader. “Nosso instituto apresenta um ambiente de avanço e desenvolvimento da ciência, da tecnologia e das relações sociais.”

O objetivo do acordo é promover o intercâmbio de docentes e pesquisadores das duas instituições, a troca de experiências e informações, o desenvolvimento de projetos em comum, especialmente a concepção conjunta de um modelo de formação de funcionários de alto nível, além da organização conjunta de eventos científicos e culturais, especialmente de encontros franco-brasileiros no domínio das relações ciência-sociedade. Previu-se também produzir, conjuntamente, uma plataforma multimídia sobre as relações Ciência-Sociedade França-Brasil. O acordo vigorará pelos próximos dois anos.

Segundo a diretora do IHEST, uma experiência internacional é fundamental para profissionais que desejam ocupar cargos de dirigentes ou funções que demandam grandes responsabilidades, já que “é preciso saber discutir diversos assuntos com pessoas de outras áreas, culturas, países e idiomas diferentes. Gostando ou não, a globalização faz parte de nossa vida e também do nosso trabalho. É necessário lidar com ela”.

Os debates que ocorreram nestes dois dias abriram diversas possibilidades a serem acrescentadas às atividades já previstas.

Mais informações:

Comissão de Relações Internacionais da EACH