EACH coordena grupo de trabalho no III Congresso Brasileiro de Turismo Industrial (CBTI) e I Congresso Internacional de Turismo Industrial

Postado em 23 de agosto de 2019

O grupo de trabalho coordenado pela professora Ana Luisa Howard de Castilho, pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, debateu em sala temática do III Congresso Brasileiro de Turismo Industrial (CBTI)/I Congresso Internacional de Turismo Industrial em São Bernardo do Campo/SP, no último dia 16 de agosto, sobre o Turismo Industrial como alternativa para promoção, conhecimento, valorização cultural e da economia. Participaram do GT o professor Marcelo Vilela de Almeida (EACH/USP), o professor Ewerton Henrique de Moraes (IFSP/Cubatão), e a professora Manoela Rossinetti Rufinoni (UNIFESP).

O CBTI é considerado o evento brasileiro mais importante sobre o Turismo Industrial no Brasil, e foi realizado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo, sob a responsabilidade de Fernando Bonisio, diretor de Turismo e Eventos da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e coordenador do Programa de Turismo Industrial. Nesta edição, além de variadas apresentações e tours industriais dos produtos de São Bernardo, foram apresentadas práticas como a de Itaipu, em Foz do Iguaçu/PR, de Monteiro Lobato/SP, e experiências internacionais da França, da Argentina e de Portugal, com a paradigmática São João da Madeira.

A professora Luisa Howard de Castilho desenvolve seus estudos junto à EACH com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo o professor Marcelo Vilela, supervisor da bolsista, o projeto deve render, ainda, outros frutos no âmbito do ensino (de graduação e pós-graduação) e da extensão, além da apresentação de trabalhos em eventos e de publicações em periódicos qualificados.

Para saber mais sobre o tema, acesse: https://www.turismoindustrialsbc.com.br/copia-turismo-industrial