EACH realiza sessão solene para celebrar a 1.000ª defesa e os 10 anos de sua Pós-Graduação

Postado em 12 de dezembro de 2020

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) comemorou, na última sexta-feira, a 1.000ª defesa e os 10 anos de sua Pós-Graduação. A sessão solene virtual fez parte das celebrações dos 15 anos de história da Escola e contou com a participação de dirigentes da Universidade, diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa, pró-reitores, superintendentes, além de professores, funcionários, estudantes e convidados.

“Parabéns à EACH! Mil defesas não é um número pequeno. É um número extremamente importante para uma unidade jovem e, principalmente, com a qualidade com que se trabalha na EACH”, ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade, professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior. “Sempre contem com a pró-reitoria para continuarmos essa parceria importante para a Universidade. A EACH é uma representante digna da USP que só nos dar orgulho na área de pós-graduação.”

Além da presença do professor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a mesa da solenidade foi composta pelos demais pró-reitores da USP: professor Edmund Chada Baracat, pró-reitor de Graduação; professor Sylvio Roberto Accioly Canuto, pró-reitor de Pesquisa; e professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária.

Também integraram a mesa a diretora e o vice-diretor da EACH, professora Mônica Sanches Yassuda e professor Ricardo Ricci Uvinha; a presidente e o vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da Escola, professora Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques e professor Alexandre Panosso Netto; e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, professora Wânia Duleba.

Sessão solene foi aberta ao público com transmissão pelo canal da Escola no YouTube. Foto: Divulgação/EACH

Comemorando as conquistas da Pós-Graduação

A milésima defesa da pós-graduação foi alcançada na manhã da sexta-feira, após a apresentação da dissertação de mestrado do Programa de Sustentabilidade. O trabalho “Sustentabilidade em museus: análise de microclimas em espaços de conservação em instituições de São Paulo” foi desenvolvido pela aluna Anna Laura Canuto Rocha de Andrade, sob orientação do professor Andrea Cavicchioli.

A diretora da EACH fez um agradecimento especial a todos os professores e servidores envolvidos no desenvolvimento e na consolidação da pós-graduação ao longo de seus 10 anos.

Ela também enfatizou que “é um desafio diário a pós-graduação. Tenho certeza de que nossos programas avançarão ainda mais de forma significativa nos próximos anos, contribuindo com a sociedade brasileira, assim como contribuimos também em nossos bacharelados e em nossa licenciatura”.

Diretora da Escola agradeceu o trabalho e a dedicação de todos que se envolveram com a pós-graduação. Foto: Divulgação/EACH

A consolidação da pós-graduação ainda foi mencionada no discurso do vice-diretor da Escola, professor Ricardo Uvinha, que caracterizou a pós-graduação como “uma dimensão fundamental da EACH. A consolidação de nossos programas é uma das principais metas do nosso projeto acadêmico institucional”.

Para se chegar até a milésima defesa, tudo começou em 2009, o quarto ano de existência da Escola, quando foram submetidas aos órgãos superiores da Universidade e, posteriormente, à Capes as duas primeiras propostas de programas de pós-graduação: Sistemas de Informação e Modelagem de Sistemas Complexos. Os dois programas foram aprovados e tiveram início em 2010.

Atualmente, além dos 11 programas nascidos na própria unidade, a EACH faz parte também de três programas interunidades: Mestrado Profissional em Matemática, Pós-Graduação Integração da América Latina e Pós-Graduação em Estética e História da Arte.

Ao longo de seus 10 anos, a pós-graduação teve 37 coordenadores de programas, 212 docentes credenciados, mais de 3 mil membros de banca, quatro presidentes e vice-presidentes de Comissão, quatro chefes e outros 16 servidores envolvidos no serviço, além de mais de 600 alunos matriculados nos últimos anos.

“A milésima defesa não é somente um número. É um marco que significa conquista. São mil teses e dissertações defendidas, são mil assuntos pesquisados, são mil egressos no mercado de trabalho usando conteúdo que aqui desenvolveram, são inúmeros artigos publicados, inúmeras produções técnicas”, afirmou a professora Fátima Nunes, presidente da Comissão de Pós-Graduação.

No entanto, o mais importante para a professora é de que se tratam de “mil histórias de vida. Muitas histórias difíceis, muitas histórias de superação, mas também são muitas histórias de conquistas, inclusão e ascensão social movidas pela pós-graduação”.

Assista à cerimônia virtual: