EACH se destaca em premiação realizada em evento nacional de pesquisa e pós-graduação em Turismo

Postado em 26 de setembro de 2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH/USP) foi contemplada com a premiação de docente e de dissertações de mestrado durante a realização do XVI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR) 2019, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de setembro, na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

O evento teve como tema este ano a “Transferência de conhecimento entre academia e sociedade” e contou com a participação da comunidade científica dedicada aos estudos e pesquisas em turismo e áreas afins.

Com mais de 20 estudantes e docentes presentes em Curitiba, o Programa de Pós-Graduação em Turismo da EACH recebeu três prêmios importantes no principal evento acadêmico do país:

Prêmio Pesquisador Destaque 2019

Recebido pelo vice-diretor da EACH, professor Ricardo Ricci Uvinha, que é também atualmente professor da graduação em Lazer e Turismo e docente/orientador permanente dos programas de pós-graduação em Turismo e em Ciências da Atividade Física da Escola. A concessão desse prêmio tem como critérios a análise do currículo dos pesquisadores indicados, focando na produção científica e na formação acadêmica, além da indicação pelos pares.

Prêmio Mestre Destaque 2019

Concorrendo com outros 21 trabalhos oriundos de dissertações de mestrado, Ana Cristina Rempel de Oliveira foi premiada com o segundo lugar dessa categoria. O artigo apresentado por ela foi baseado em sua dissertação de mestrado, que teve orientação do professor Glauber Santos.

“Fatores Determinantes da Satisfação do Visitante de Unidades de Conservação: o caso do Parque Nacional do Iguaçu – uma nova perspectiva” analisa como a satisfação dos turistas mais ambientalistas é afetada pela grande presença humana e de infraestrutura em parques com recursos naturais altamente impactantes, como as Cataratas do Iguaçu. O estudo mostra que, ao contrário do que se poderia esperar, os ambientalistas parecem não se incomodar com a antropização do ambiente, alcançando um nível mais alto de satisfação do que os visitantes com valores pessoais menos associados ao meio ambiente.

Trabalho Mais Bem Avaliado

O artigo “Para (re)pensar turismo e lazer nas grandes cidades: evidências e reflexões a partir do Parque Minhocão (São Paulo)”, de Ana Carolina Padua Machado, com orientação do professor Thiago Allis, foi selecionado entre os três mais bem avaliados do XVI Seminário da ANPTUR. Devido ao destaque, o trabalho foi recomendado para uma publicação fast track na revista Tourism Review, que é editada por professor da Universidade de Bournemouth, na Inglaterra.

O trabalho apresenta resultados parciais de entrevistas realizadas com usuários do Parque Minhocão para a dissertação de mestrado. Seu objetivo consistiu em compreender a concepção dos usuários do Parque Minhocão sobre este espaço, a partir de discussões e conceitos de lazer e turismo urbanos.