Foram iniciadas as atividades do Projeto CAEG EACH/USP – roteiros urbanos e trilhas e caminhadas de longa distância

Postado em 22 de março de 2022

Na segunda-feira, 14/03/2021, foram iniciadas as atividades do único Projeto CAEG da EACH-USP, intitulado “Construção e estruturação de disciplinas, visita técnica anual e material didático – roteiros urbanos e trilhas e caminhadas de longa distância (educação, lazer e turismo)”, por meio da disciplina “guarda-chuva” ACH3688 – Seminários de Políticas Públicas Setoriais IX.

Resultado da seleção em edital da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo (PRG-USP), o projeto CAEG reúne 12 docentes da USP, provenientes de três unidades (EACH, FAU e FFCLRP) e de sete bacharelados. Além de LZT, GPP, SI, MKT e GA, conta com docentes de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Física Médica (FFCLRP).

Os Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação objetivam fomentar propostas e modelos inovadores no ensino de graduação da USP, por meio da participação de docentes de diferentes cursos e unidades da USP, nas palavras da PRG-USP.

O coordenador do projeto, André Fontan Köhler (LZT), comenta sobre as principais atividades: “- Criamos duas disciplinas, no primeiro e no segundo semestre letivo, as quais se centram nos roteiros urbanos e nas trilhas e caminhadas de longa distância, em uma clara proposta multidisciplinar. O corpo docente permite que o(a) aluno(a) tenha acesso a múltiplas perspectivas e rica base teórica, conceitual e metodológica, com uma visão ampla sobre os assuntos tratados”.

Já Sidnei Raimundo, atual coordenador de LZT, fala sobre a importância do projeto CAEG para o curso e a EACH-USP: “- LZT conta com disciplinas obrigatórias de geografia, planejamento e recursos culturais, e possui optativas de parques públicos. Com o projeto CAEG, agregamos duas disciplinas que dialogam com nossa grade e nosso PPP, permitindo que o(a) discente tenha acesso a várias disciplinas que trabalham com o meio ambiente, turismo ecológico e lazer e turismo em unidades de conservação. É uma proposta inovadora para a EACH-USP, e permitirá que discentes de vários bacharelados cursem a disciplina, com rica troca de experiências”.

Fernando de Souza Coelho (GPP), vice coordenador, aponta as sinergias presentes no projeto CAEG: “- Ele integra-se às atividades de nosso Laboratório de Gestão Governamental (Lab.Gov), principalmente o UNICIDADE, projeto que leva discentes da EACH-USP para ‘colocar a mão na massa’ em municípios do interior de São Paulo, por meio da formulação e implantação de políticas públicas. A disciplina do segundo semestre letivo do Projeto CAEG será integrada ao UNICIDADE, por meio de visita técnica anual, na qual os(as) discentes colocarão em prática os conhecimentos adquiridos na criação, manutenção, gestão, interpretação e promoção de roteiros urbanos e trilhas e caminhadas de longa distância”.

Para informações sobre as trilhas e caminhadas de longa distância, assim como o papel do Projeto CAEG, acesse o seguinte artigo de difusão (O Estado de São Paulo, página Política, blogue Gestão, Política & Sociedade): https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-e-sociedade/trilhas-e-caminhadas-de-longa-distancia-quadro-atual-e-perspectivas-de-criacao-e-desenvolvimento-no-brasil/

Equipe do CAEG (ordem alfabética): Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro (FAU), André Fontan Köhler (LZT), Andrea Leite Rodrigues (MKT), Fernando de Souza Coelho (GPP), Fernando Fagundes Ferreira (FFCLRP), Homero Fonseca Filho (GA), Joana Mello de Carvalho e Silva (FAU), João Luiz Bernardes Junior (SI), Luciano Antonio Digiampietri (SI), Marcelo Morandini (SI), Sidnei Raimundo (LZT) e Violeta Sun (SI).

*Com informações do CAEG