Há 15 anos, resolução do Conselho Universitário criava a EACH

Postado em 18 de agosto de 2020

O dia 18 de agosto de 2005 é uma data especial para a USP. Há 15 anos, a Universidade se expandia para a zona leste de São Paulo, criando oficialmente a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Após deliberação do Conselho Universitário, a unidade foi formalmente criada pela Resolução Nº 5231, assinada pelo então reitor Adolpho José Melfi.

Apesar de ter sido inaugurada em 27 de fevereiro de 2005, só foi a partir de 18 de agosto daquele ano que a EACH passou a fazer parte da constituição da Universidade, seguindo as normas e diretrizes estabelecidas em seu Estatuto.

“A criação do novo campus representou um projeto audacioso que contou com o compromisso, determinação e coragem dos professores e servidores da USP, mas também de agentes públicos externos que confiaram na capacidade da Universidade de se reinventar e criar uma Unidade desta dimensão”, destaca a diretora da EACH, professora Mônica Sanches Yassuda.

Ela afirma que o trabalho da Escola está voltado para que a Unidade se consolide como “referência no ensino superior, oferecendo inovações no âmbito investigativo, pedagógico e organizacional”.

EACH possui atualmente mais de 5 mil alunos (graduação e pós-graduação), 266 professores e 190 funcionários. Foto: Gabriel Almeida/EACH

Já o vice-diretor da Escola, professor Ricardo Ricci Uvinha, enfatiza que “ao vivenciar o projeto da EACH desde sua inauguração, é muito satisfatório verificar como a Unidade tem sido reconhecida, ao longo dos anos, por seu compromisso com uma formação humanizadora e pautada na interdisciplinaridade e inovação curricular”.

O início da história da EACH ocorreu em 2001, quando o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP) elaborou um estudo sobre as possibilidades de expandir a oferta de vagas no sistema público de ensino superior no Estado de São Paulo. Em maio de 2002, a reitoria da USP constituiu um Grupo de Trabalho incumbido de avaliar a possibilidade da implantação de um novo campus na zona leste da cidade.

Após um intenso trabalho, envolvendo discussões entre a própria Universidade e as organizações comunitárias da zona leste, obteve-se um relatório final desse grupo, o qual recomendava a concretização do projeto.

Assista ao vídeo da Linha do Tempo da EACH e confira os fatos que marcaram a criação e a consolidação da Escola como uma unidade de inovação e excelência da USP:

Atualmente, a EACH já formou mais de seis mil estudantes em cursos destinados a atender novas demandas profissionais. A unidade oferece 11 cursos de graduação e 11 programas de pós-graduação (nível mestrado e doutorado), possuindo a inovação, a transformação, a pluralidade e a interdisciplinaridade como seus principais valores.

No dia 3 de março deste ano, a Escola realizou uma sessão solene comemorativa de seus 15 de história. Com o Auditório Azul completamente lotado, o evento recebeu a presença de dirigentes da Universidade, diretores e vice-diretores de Unidades de Ensino e Pesquisa, pró-reitores, superintendentes, além de professores, funcionários, estudantes, ex-alunos e convidados de instituições externas.

Confira algumas fotos da celebração:

Mesa da solenidade (da esq. para a dir.): vice-reitor, reitor, diretora e vice-diretor da EACH. Foto: Gabriel Almeida/EACH

A cerimônia contou com um programa musical do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Foto: Gabriel Almeida/EACH

Descerramento da placa comemorativa da celebração dos 15 anos de inauguração da EACH. Foto: Gabriel Almeida/EACH

Comemoração deixou o Auditório Azul completamente lotado. Foto: Gabriel Almeida/EACH