Programa Adapta Keraciaba vence o concurso de vídeos “Vozes da Comunidade – Preparando-se para um Futuro Resiliente nas Américas e no Caribe”

Postado em 28 de outubro de 2021

O Programa Adapta Keraciaba busca mobilizar e engajar as comunidades do Jardim Keralux e Vila Guaraciaba, bairros vizinhos à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), em torno da Redução de Riscos de Desastres incidentes nos bairros e da Adaptação Climática. A proposta é criar um canal de divulgação que facilite a comunicação dos riscos e estimule os atores dessas comunidades e da universidade ao diálogo, percepção e desenvolvimento de ações de enfrentamento aos riscos de desastres que ocorrem em âmbito local. Atualmente o projeto foi contemplado no Programa Unificado de Bolsas (PUB) da Universidade de São Paulo, fomentado pela Pró-Reitoria de Graduação, na edição 2021-2022, sob orientação da professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias.

A iniciativa de cultura e extensão, que já foi contemplada  com o Prêmio de Mérito na categoria iniciativa universitária inspiradora pelo Cemaden Educação,  é coordenada por jovens universitários do Grupo de Educação Ambiental Crítica (GEAC) da EACH/USP, com a colaboração de  integrantes do Instituto União Keralux (INKER). A equipe é composta por: Henrique Medeiros Vignati, Letícia Milene Bezerra Silva, Luiz Guilherme Ferreira Pires, Rafael Júlio de Paula Silva, Victoria Caroline de Souza Alves e Yasmim Araújo Lopes (graduandos no Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH/USP), Julia Ferreira Luna e Kaio Gabriel Gameleira da Silva (graduandos no Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP), Danilo Pereira Sato e Letícia Stevanato Rodrigues (doutorandos em Geografia Humana/FFLCH-USP e Ciência Ambiental/PROCAM-USP)  e Adriana Poveda (Diretora do Instituto União Keralux e Moradora do Jardim Keralux). Entre estes, participam 3 ex-pesquisadores do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais, fomentados pelo IEA/USP, Kaio (Articulador local e morador da Vila Guaraciaba), Victoria (Recenseadora) e Danilo (Supervisor de campo).

No dia 25 de outubro de 2021, a comissão organizadora do concurso de vídeos Vozes da Comunidade: Preparando-nos para um Futuro Resiliente nas Américas e no Caribe, concedeu um certificado de apreciação para o Programa Adapta Keraciaba, elegendo-o como vencedor do concurso, na categoria Jovens. O objetivo do concurso, que faz parte da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (MCR2030) do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), foi convidar vozes locais nas Américas e Caribe a contar uma história sobre sua comunidade e compartilhar ideias, práticas e experiências comunitárias no tema da redução do risco de desastres e de resiliência (informações do edital do concurso). O júri técnico foi composto por 5 especialistas em resiliência urbana e ação climática: Ivis Garcia Zambrana (Universidade de Utah), Ana Luisa Núñez (GOAL Honduras), Karla Giovanna G. de S. Braga (Youth Climate Leaders – YCL), Johanna Granados Alcalá (UNDRR das Américas e Caribe) e Helena Monteiro (UNDRR da Europa e Ásia Central). Mais informações.

Os vídeos ganhadores do concurso serão transmitidos durante a VII Plataforma Regional para la Reducción del Riesgo de Desastres para las Américas y el Caribe (RP21), na sessão “Desarrollando Ciudades Resilientes: el desafío urbano”, no dia 03 de novembro de 2021 (quarta-feira) das 11h às 12h (horário de Brasília). As inscrições para participar da sessão podem ser realizadas aqui.

Conheça o vídeo do Programa Adapta Keraciaba na página do UNDRR no Youtube.

Alguns vídeos que integram o Programa Adapta Keraciaba já foram lançados no canal do YouTube do GEAC e nas plataformas digitais do grupo (https://www.youtube.com/channel/UC_JgKPd0tzLqagMRim68nwg), com o apoio e participação do Instituto União Keralux e de coletivos artísticos como as Flores da Periferia (https://www.instagram.com/floresdeperiferia/) e a Banda Chá da Tarde (https://www.instagram.com/bandachadatarde/) com o objetivo de trazer maior conhecimento sobre os riscos de desastres e dialogar com as comunidades para entender suas percepções e experiências acerca do tema. E agora, os(as) jovens pretendem ampliar a atuação e articulação com os bairros levando em consideração as potencialidades, fragilidades e territorialidade locais.

Curta as redes sociais do GEAC, nos ajude a dar visibilidade ao Programa “Adapta Keraciaba” e conheça os trabalhos que o GEAC já desenvolve.

 

 

*Texto elaborado e revisado por Victoria Caroline de Souza Alves, Luiz Guilherme Ferreira Pires, Júlia Ferreira Luna, Kaio Gabriel Gameleira da Silva e Danilo Pereira Sato.