Docentes da EACH participam da “Dutch Happiness Week” com produção de vídeo sobre cultura brasileira

Postado em 23 de março de 2021

Foi realizada entre 12 e 21 de março a Dutch Happiness Week (Semana Holandesa da Felicidade, em tradução livre), que celebra e promove a felicidade entre os cidadãos dos Países Baixos. Este ano o evento foi organizado pela Breda University of Applied Sciences (BUAS) e a EACH esteve presente no evento. Os professores Thiago Allis e Mariana Bueno de Andrade-Matos produziram vídeo em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre cultura brasileira.

O evento foi totalmente online e o vídeo produzido pela EACH e pela UFPE ficou disponível aos participantes durante todos os dias do evento. Ele trata de aspectos relacionados à cultura brasileira, especificamente sobre algumas expressões de felicidade nacionais.

O professor Thiago Allis apresenta no vídeo a vida e o acervo de 22.000 (vinte e dois mil) itens do Prof. Américo Pellegrini Filho, sobre o qual possui projeto de extensão. No projeto, desenvolvido com alunos voluntários e bolsistas (Programa Unificado de Bolsas) da EACH, o objetivo é organizar, catalogar e compartilhar na internet os itens da coleção e suas histórias. Hoje o grupo possui páginas no Instagram, no Facebook e um podcast sobre o rico acervo do professor.

A professora Carla Borba, da UFPE, participa do vídeo apresentando aspectos relacionados ao carnaval do Recife, especificamente o Frevo, o Maracatu, o Galo da Madrugada e o Museu Paço do Frevo. O processo de articulação, organização e produção do vídeo foi desenvolvido pela Profa. Mariana Bueno.

A participação de representantes da EACH no evento é relevante já que, nas palavras da professora Mariana Bueno, “esta é mais uma iniciativa de internacionalização em parceria com a Breda University of Applied Sciences, com quem a EACH já vem desenvolvendo atividades conjuntas ao longo dos últimos anos, seja por meio do Centro de Excelência em Lazer – coordenado pelo Prof. Ricardo Uvinha – ou por meio de atividades acadêmicas”. A EACH já recebeu visita de colegas e estudantes holandeses, e já houve parcerias em eventos e pesquisa entre docentes da EACH e da BUAS.

*Com informações dos professores Mariana Bueno de Andrade-Matos e Thiago Allis