Estudo da EACH recebe menção honrosa no Prêmio Tese Destaque USP 2019

Postado em 29 de agosto de 2019

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) divulgou recentemente o resultado do Prêmio Tese Destaque USP 2019, sendo a EACH/USP contemplada com uma menção honrosa por estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade.

Trata-se da tese de doutorado “Desenvolvimento e monitoramento de wetlands construídos com aeração artificial: avaliação de desempenho, aspectos econômicos e microbiológicos”, de autoria de Helisson Henrique Borsato de Andrade, sob orientação do professor Marcelo Antunes Nolasco. O trabalho foi agraciado com menção honrosa na área de conhecimento “Multidisciplinar”.

Instituído em 2012, com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos e dos professores nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, o prêmio identifica e premia anualmente a melhor tese defendida em cada uma das nove grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Letras, Linguística e Artes; e Multidisciplinar.

Nesta edição do prêmio, foram estabelecidas como elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2018. Os alunos vencedores de cada área recebem um prêmio em dinheiro e os contemplados com menções honrosas ganham um diploma de premiação.

Sobre o estudo desenvolvido

* Informações e imagens cedidas pelo autor do trabalho.

O trabalho buscou desenvolver e monitorar uma tecnologia de tratamento de esgoto voltada às áreas não atendidas pelos sistemas convencionais de coleta e tratamento de esgoto, denominadas tecnologias descentralizadas.

Nesta perspectiva (da descentralização) e integrado ao projeto RENTED (Rede Nacional de Tratamento de Esgotos Descentralizados) foi utilizado como objeto de estudo o sistema de wetlands construídos, tecnologia que integra plantas ao tratamento de esgoto, com elevado desempenho na remoção de contaminantes e apelo paisagístico.

Os wetlands construídos de modo geral necessitam de maiores áreas para construção, pois são menos tecnificados que as tecnologias tradicionais. Então buscou-se o aumento da eficiência na remoção de compostos de interesse e redução de área para implantação utilizando uma etapa com aeração forçada por compressor, no qual o incremento de oxigênio no sistema acelera os processos de remoção de matéria orgânica pela via aeróbia

Em contraponto, foi necessário verificar quais seriam os custos da inclusão deste processo e as possíveis modificações na qualidade final do esgoto tratado e comportamento dos módulos de tratamento.

Para tanto foi realizado um experimento em escala de bancada que serviu para modelagem e ajustes no dimensionamento, implantado e monitorado no Laboratório de Saneamento da EACH-USP.

No modelo em escala real implantado na Cidade Universitária da USP, tratando uma vazão de 1,5m³.dia-1 do esgoto sanitário da moradia estudantil e do restaurante central, foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas para o monitoramento do desempenho do sistema.

Os custos e investimentos foram obtidos por análises econômicas, através dos custos de ciclo de vida e da valoração dos serviços ecossistêmicos prestados pela tecnologia.

Também foi realizada uma análise da composição da comunidade microbiana do sistema bem como possíveis modificações pela alteração (aeração forçada) através de técnicas de biologia molecular.

Como resultado teve-se a remoção média de matéria orgânica em termos de DQO de 90±10% e nitrogênio total 50±20%.

Os custos por volume tratado dos sistemas monitorados seriam de 14,2 R$.m³ para 20 anos de operação considerando o custo da área de implantação, se desconsiderar os custos de aquisição do terreno (ou seja apenas do aparato em si) o custo do esgoto tratado seria de 1,1 R$.m³ para o mesmo horizonte de 20 anos de operação.

No tocante aos serviços ecossistêmicos, considerando a produção de alimentos e/ou materiais, regulação de gases, tratamento de resíduos, habitat e refúgio e serviços culturais o sistema estudado produziria 4.758,98 R$/ano, considerando uma possível monetização destes serviços.

Helisson Henrique Borsato de Andrade em “Desenvolvimento e monitoramento de wetlands construídos com aeração artificial: avaliação de desempenho, aspectos econômicos e microbiológicos”. 2017. 158p. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Orientador: Marcelo Antunes Nolasco.