Direções do Trabalho e Atividades da PSIU 2024 – 1o semestre

 Atenção: Nossas atividades são frequentemente divulgadas nas listas oficiais de e-mail pelos e-mails ubas-each@usp.br ou  psiu-each@usp.br

Informamos que  a psicóloga atua em jornada de 30hs semanais, trabalhando oficialmente no período vespertino.

 Principais Direções do Trabalho:

“Fortalecimento da saúde mental através do fortalecimento comunitário na EACH –  Psicologia ênfase Escolar e Educacional”

 “Fazer parcerias e fomentar uma cultura do cuidado coletivo da vida”
  • Ações com foco na coletividade para prevenção e promoção de saúde, com ênfase na orientação e diálogo para aprimoramento das práticas escolares;
  • Contribuição para pensar mudanças nas estruturas de funcionamento institucional que favoreçam o cuidado com a comunidade universitária de forma equitativa e com a sociedade;
  • Contribuição com o Programa Tutoria, visando ampliação da aproximação entre docentes e discentes
  • Fortalecimento das redes de atendimento – buscando contato com outros serviços de saúde, visando a ampliação de informações para encaminhamento e formação de redes de apoio entre os profissionais dos serviços –
  • Psicoeducação e divulgações nas redes sociais;
  • Perspectiva de integração de artes, ciências e humanidades – estará continuamente no horizonte das atividades desenvolvidas,  apostando nesta justaposição como terreno fértil para a vivência de uma existência com amplo significado;
  • Atuação preferencialmente realizada em parceria com outros colegas da escola, fomentando a multidisciplinaridade e intersetorialidade, e diminuindo a vulnerabilidade pessoal e profissional existente numa estrutura de organização de ações isoladas;
  • Interlocução com o NAU (núcleo de acolhimento universitário) – Projeto de acolhimento psicossocial da comunidade EACH
  • Interlocução frequente com comissões e coletivos da EACH.

 

Norteadores das ações da PSIU : Aprimoramento da sociabilidade; compartilhamento das potencialidades entre os participantes (saberes, experiências); aproveitamento e compartilhamento artístico e expressivo; cuidado simultâneo intrapessoal, interpessoal e sistêmico.

Quais são as ações previstas pela PSIU atualmente (2024 – 1o semestre)? A

  • Grupo de Apoio À Organização Semanal –  Verificar datas e local junto com o instagram  @pemanece.each
  • Orientação ao Docente sobre questões escolares – Agendado ou atendimento no momento da procura a partir da demanda e das  possibilidades do serviço no momento. Maiores informações na UBAS EACH
  • Orientação ao Discente sobre questões escolares – Agendado ou atendimento no momento da procura a partir da demanda e das  possibilidades do serviço no momento. Maiores informações na UBAS EACH
  • Triagem de Orientação – Público atendido: Comunidade EACH (Acolhimento e orientação  breves sobre caminhos de ajuda dentro ou fora da EACH). Maiores informações na UBAS EACH
  • Plantão Institucional : Público atendido: Comunidade EACH – Escuta empática (ajudar a pessoa a escutar-se em sua questão institucional) sobre vivências na universidade e se, possível e pertinente, contribuindo com sugestões de ações. Maiores informações na UBAS EACH
  • Contribuição com o Programa de Tutoria – A PSIU coordenou o programa até 2022, mas é  mais responsável pelo programa, mas segue à disposição para  poder auxiliar os responsáveis , orientando sobre processos possíveis de organização do programa, oferecer encontros de acolhimento e orientação dos docentes e discentes tutores,orientar sobre processos de triagem inicial para encaminhamento a tutores. Associado a este trabalho está também o atendimento psicológico de orientação à queixa escolar, com ações individuais e também rodas de tutoria divulgadas por e-mail. Contato: tutoria-each@usp.br . Informações sobre tutoria em:

http://www5.each.usp.br/apresentacao-da-tutoria/

  • Encontros Temáticos e Rodas de Conversa – De acordo com demanda vinda da comunidade, quando possível em parceria com outros Contato: kelly.sobral@usp.br
  • Reuniões com diversos setores, comissões e coletivos da escola – para conhecimento da realidade da escola e ajuda mútua.
  • Participação no Coletivo Interuniversidades de Atenção Psicossocial e Assistência Estudantil – Apoio mútuo, troca de conhecimentos e busca da construção coletiva de uma Política de Atenção Psicossocial e Psicoeducacional Universitária.
  • Participação do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (GIQE): Ações coletivas em prol da diminuição dos problemas escolares, como processos de hiperdiagnósticos, medicalização e emparedamento da educação.
  • Participação no Fórum Nacional de Prevenção e Posvenção do Suicídio nas (das) Universidades e Escolar de Ensino Fundamental e Médio

Outras atividades poderão ocorrer ao longo do semestre, sendo divulgadas separadamente.