- Ex-aluna da EACH tem artigo selecionado para publicação entregue na cúpula do G20 no Brasil
- LabGov da EACH-USP promove pré-evento do I Seminário de Administração Pública entre Brasil e Guiné-Bissau
- Pesquisa da EACH sobre a regionalização do orçamento público recebe duas premiações de destaque
- Transferência Interna entre Períodos - 1ºSEM-2025
- CRInt da EACH recebe representantes da Universidad Central del Este, da República Dominicana
Sobre a EACH
História
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) é uma das escolas mais jovens da USP. Possui uma estrutura organizacional única e não está dividida em departamentos acadêmicos. O objetivo da Escola é preparar profissionais e pesquisadores para desenvolver uma visão complexa da sociedade, da cultura e da ciência. Esta posição assenta num sério compromisso com o desenvolvimento de perspetivas inter, multi e transdisciplinares, bem como na procura da inovação do conhecimento. Duas das principais características da Escola são o Ciclo Básico – uma série de estudos comuns a todos os programas de graduação – e o estabelecimento de fortes conexões com comunidades locais de baixa renda por meio de projetos de pesquisa e atividades de extensão. A cada ano, 1.020 alunos são admitidos nos programas de graduação, distribuídos nos períodos matutino, vespertino e noturno. A Escola tem atualmente cerca de 5.000 alunos em seus programas de graduação e 300 em programas de pós-graduação.
Programas de Graduação
Bacharelado
- Biotecnologia
- Educação Física e Saúde
- Gerontologia
- Gestão Ambiental
- Gestão de Políticas Públicas
- Lazer e Turismo
- Licenciatura em Ciências da Natureza
- Marketing
- Obstetrícia
- Sistemas de informação
- Têxtil e Moda
Programas de Pós-Graduação
Mestrado
- Bioquímica e Biologia Molecular
- Ciências da Atividade Física
- Estudos Culturais
- Gerontologia
- Gestão de Políticas Públicas
- Modelagem de Sistemas Complexos
- Mudança Social e Participação Política
- Sistemas de informação
- Sustentabilidade
- Têxtil e Moda
- Turismo
Doutorado
- Bioquímica e Biologia Molecular
- Mudança Social e Participação Política
- Sistemas de informação
- Sustentabilidade
- Turismo
Programas de Pós-Graduação Interunidades
- Estética e História da Arte
- Integração da América Latina
- Matemática (Curso de Mestrado Profissional)
Grupos de Pesquisa
EACH está empenhada em promover o desenvolvimento de cerca de cinquenta grupos de pesquisa com abordagens interdisciplinares e estreitos vínculos com as realidades locais. Todos os Grupos de Pesquisa são certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Laboratórios
A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP possui três prédios de laboratórios dedicados exclusivamente ao ensino e à pesquisa. Os laboratórios de pesquisa, com área total de 5.000m2 (um acre), refletem a ideia de uma unidade interdisciplinar e são utilizados de acordo com as necessidades de áreas gerais e específicas, como saúde, biologia molecular, química analítica, biodiversidade, ciências da terra , tecnologia ambiental, educação, humanidades e têxteis.
A Escola também possui nove laboratórios de informática para alunos de graduação e pós-graduação, equipados com conexão sem fio à Internet em todos os prédios.
Biblioteca
A biblioteca da Escola cobre uma área de 5.000m2, incluindo mesas para leitura, pesquisa e estudo, e estantes dedicadas a livros e periódicos. A biblioteca permite que os alunos consultem e tomem emprestado de uma coleção de 47.000 livros e periódicos científicos. 300.000 títulos também estão disponíveis por meio dos 152 bancos de dados eletrônicos virtuais da Universidade.
Ginásio
O ginásio tem dois objetivos principais. É usado para atividades de ensino nos programas acadêmicos e está disponível para uso atlético por alunos e membros da comunidade local. Com mais de 3.000m2, conta com cinco quadras para futsal, handebol, basquete, vôlei e outras atividades esportivas, além de funcionar como laboratório para estudos do movimento humano.
Fonte: AUCANI-USP. Escritório de Cooperação Internacional. Catálogo da Universidade de São Paulo. 2020.
Vídeo sobre a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH)
Sobre a CRInt
A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da EACH é responsável pela gestão de intercâmbios e convênios de cooperação acadêmica com Instituições de Ensino Superior Estrangeiras. Nossas atividades formalmente tiveram inicio em janeiro 2011 e, desde então, nos empenhamos em oferecer um atendimento de excelência à comunidade acadêmica da Escola, interessada nas oportunidades de intercâmbio internacional e em celebrar profícuas parcerias internacionais, a fim de contribuir com nossa experiência para a ampliação e o enriquecimento da Internacionalização na Universidade de São Paulo.
Criada por meio da portaria 001/11 de 2011 e renovada pela portaria 014/20 de 20 de março de 2020, a CRInt nasceu com o propósito de auxiliar a EACH a estabelecer relações acadêmicas com instituições de educação e pesquisa de nível superior internacionais; viabilizar o intercâmbio de alunos e visitas de docentes e pesquisadores estrangeiros à EACH, bem como, visitas de docentes e pesquisadores da EACH a Instituições estrangeiras.
É recente a formalização das atividades desta secretaria, mas atividades relativas à internacionalização da Escola são realizadas desde 2006, quando enviamos nossa primeira estudante para um intercâmbio no Reino Unido. De lá pra cá, auxiliamos mais de 520 alunos da EACH a realizarem o sonho do intercâmbio e recebemos mais de 380 alunos estrangeiros, foram também celebradas parcerias estratégicas com cerca de 64 Instituições internacionais.
Esses números prometem aumentar, considerando que somos uma Escola jovem e temos profundo interesse em ampliar as parcerias, por meio de convênios acadêmicos, principalmente os de duplo-diploma e duplo-título, que são prioridades para a Escola.
Atualmente temos empregado esforços para a criação de um Centro de Línguas que atenda a comunidade acadêmica da EACH. Desde 2019, semestralmente, são disponibilizadas no campus USP-Leste, vagas para alunos de graduação, interessados em cursar aulas de inglês nível básico e intermediário. São ainda tímidas as ações neste sentido, mas, futuramente, esperamos poder oferecer aos alunos brasileiros e também estrangeiros cursos presenciais de inglês, espanhol e português para estrangeiros.
Compartilhamos com todos os depoimentos gentilmente feitos pelos alunos, ex-intercambistas, da EACH.