Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI)

À Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) compete traçar diretrizes e zelar pela execução dos projetos de pesquisa realizados na EACH, tais como a Iniciação Científica, os Grupos de Pesquisa, os Programas de Pós-Doutorado, entre outros. A CPqI também organiza eventos que têm como objetivo difundir, apoiar e incentivar as atividades de pesquisa da unidade, como o SIICUSP e a Semana da Ciência.

O desenvolvimento da pesquisa na EACH define-se pelos princípios filosóficos da unidade: interdisciplinaridade, inovação e extensão. E cabe à CPqI disseminar boas práticas de pesquisa entre docentes e discentes e auxiliar os pesquisadores em dúvidas sobre os programas, editais e assuntos pertinentes à pesquisa na EACH.

Em âmbito da USP, compete ao Conselho de Pesquisa da Universidade traçar as diretrizes que nortearão a ação da Universidade no campo da Pesquisa. Mais informações a respeito do CoPq podem ser obtidas diretamente no Site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, clicando AQUI.

Informações adicionais:

Atividades Acadêmicas Complementares de Pesquisa - AACPq

As Atividades Acadêmicas Complementares (AAC) fazem parte da matriz curricular dos cursos de graduação e têm sua exigência embasada nas Diretrizes Curriculares Nacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Nos termos Resolução CoG, CoCEx e CoPq n.º 7788 de 26 de agosto de 2019 e também da Portaria Interna PRG nº135  de 8 de março de 2021, a Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) informa os critérios adotados para avaliação das atividades acadêmicas complementares de pesquisa. A aprovação das AACPq não garante conversão automática em créditos, respeitados os limites de cada curso, a critério da Comissão de Graduação (CG).

Critérios AACPq

Biotérios

Para saber mais, acesse Biotérios

Bolsistas Produtividade CNPq - Unidade EACH USP

Confira a lista dos docentes bolsistas aqui.

Centrais Multiusuários
Conselho de Pesquisa e Inovação

Conselho de Pesquisa e Inovação

 

Link site: PRPI USP - Conselho de Pesquisa e Inovação

"Ao Conselho de Pesquisa e Inovação compete traçar diretrizes para orientar a ação da Universidade no campo da pesquisa e zelar, por meio de avaliação periódica, pela sua qualidade, bem como estimular a inovação e harmonizar a atividade dos órgãos que promovem a inovação associados ou pertencentes à Universidade de São Paulo.

O Conselho de Pesquisa e Inovação é um dos Conselhos Centrais da Universidade de São Paulo (conforme Capítulo III, art. 24 do Estatuto da Universidade), tendo sido criado mediante a fundação da Pró-Reitoria de Pesquisa, em 1988. As primeiras reuniões do órgão ocorreram em março de 1989. Formado a partir de membros que emanam das Comissões de Pesquisa de cada uma das Unidades, Museus e Institutos Especializados da Universidade, bem como por representação discente, o Conselho busca trazer a vivência de cada área do conhecimento para as discussões acerca das políticas de pesquisa globais da USP. Dessa forma, todas as Unidades se encontram nele representadas." - PRPI - USP

Embaixadores de Ciência Aberta

A Ciência Aberta (Open Science) é um movimento mundial que tem por objetivo tornar o conhecimento científico aberto e compartilhado para a comunidade científica e toda a sociedade. A maior acessibilidade ao conhecimento científico proporciona mais cooperação, reutilização de dados e maior inclusão de todas as partes interessadas, promovendo avanço mais rápido do conhecimento científico e maior retorno de benefícios para a sociedade (https://cienciaaberta.usp.br/). A Ciência Aberta é composta por 5 eixos: 1)Acesso Aberto; 2)Dados e Códigos; 3)Infraestrutura Compartilhada; 4)Ciência e Sociedade; 5)Integridade Científica.

O Grupo de Trabalho (GT) de Ciência Aberta, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), construiu um roadmap, um plano de metas com um conjunto de princípios para delinear as práticas, políticas e objetivos da Ciência Aberta na Universidade de São Paulo (USP). O objetivo principal deste plano de metas é que as práticas de Ciência Aberta façam parte da rotina das pesquisas realizadas na USP, mas sabemos que para que este objetivo seja atingido, são necessárias, inicialmente as seguintes ações:

  •  Desenvolver o Manual de Ciência Aberta e estimular seu uso;
  •  Criar e implementar um programa de Embaixadores da Ciência Aberta;
  •  Oferecer iniciativas para disseminação de conceitos relacionados;
  •  Mapeamento/monitoramento das ações no âmbito das unidades;
  •  Fortalecer a estrutura acadêmica para a realização de Ciência Aberta.

No roadmap, apresentado ao Conselho de Pesquisa e Inovação no mês de maio, para cada um dos 5 eixos da Ciência Aberta, acima citados, foram estabelecidas perspectivas com objetivos, indicadores, metas (parciais e finais) e as ações necessárias para que os objetivos traçados sejam cumpridos.

Durante as ações do GT ficou evidente que em várias unidades da USP as práticas de Ciência Aberta já ocorrem, no entanto, em outras unidades estas práticas ainda são incipientes, ou ainda, não são contabilizadas. Desta forma, uma das ações do GT é a organização de um Manual de Ciência Aberta que será importante para, além de orientar, homogeneizar estas ações na USP.

Considerando as dimensões da USP, o GT ponderou que uma das ações iniciais elementares é criar e implementar um programa de Embaixadores de Ciência Aberta, que serão os pontos focais em cada unidade, para estimular, implementar e contabilizar as ações de Ciência Aberta.

Nesse sentido, os Embaixadores de Ciência Aberta da EACH pelo período inicial de 1 ano são:

  • Profª Drª Fátima de Lourdes dos Santos Nunes Marques
  • Profª Drª Gisele da Silva Craveiro
  • Prof. Dr. Jorge Alberto Silva Machado Villanueva
Nomeação realizada dia 22 de ago. 2024.
Gestão de Dados Científicos

Para saber mais, acesse Gestão de Dados Científicos.

Guia de Boas Práticas Científicas

Para saber mais, acesse Guia de Boas Práticas Científicas.

Guia para o Programa de Pós-Doutorado da USP
Guia para Iniciação Científica e Tecnológica
Guia para Grupos de Pesquisa
Licenças de software – Institucionais

As licenças de softwares com contratos institucionais disponibilizados para o corpo discente da USP são gerenciadas pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). No site da STI encontramos uma lista de softwares com contratos institucionais (https://servicos.sti.usp.br/licencas-de-software-institucionais/), porém, recomenda-se contatar diretamente a STI para verificar se há outros tipos de licenças disponíveis e como acessá-las.

Atendimento STI: atendimentosti@usp.br

Missão, Visão e Valores da USP

A Resolução GR/CIRC/256, aprovada pelo Conselho Universitário, estabelece que a USP possui como:

Missão: Formar profissionais líderes e cidadãos conscientes de seu papel social. Produzir, transmitir e aplicar o saber e a ciência em benefício da sociedade, por meio de ensino, pesquisa, inovação, extensão, cultura, arte e difusão do conhecimento;

Visão: Ser reconhecida nacional e internacionalmente por sua liderança
e qualidade na formação de profissionais, pesquisa, impacto no desenvolvimento social,
inovação, cultura, arte, diversidade, meio ambiente e sustentabilidade;

Valores: Guiar-se pela excelência acadêmica, respeito aos direitos humanos e compromisso com a democracia. Na qualidade de instituição pública, orienta-se pela autonomia universitária, ética, equidade, diversidade, colaboração interinstitucional, sustentabilidade e responsabilidade social.

Foram firmados traçar 12 (doze) grandes objetivos estratégicos para a Universidade de São Paulo, sendo 2 (dois) alinhados tematicamente a cada Pró-Reitoria e 2 (dois) afetos à gestão ou administração universitária de um modo geral. Sendo os relacionados com a PRPI os de "fortalecer a cultura de empreendedorismo/inovação e seu suporte jurídico-administrativo na Universidade", conforme detalhado abaixo:

Objetivos Estratégicos da PRPI

  • Promover pesquisa e empreendedorismo para geração de impacto na sociedade;
  • Ampliar a captação de financiamento internacional para pesquisas de impacto global;
  • Apoiar docentes e pesquisadores nas atividades administrativas, propiciando maior dedicação às atividades-fim;
  • Promover interdisciplinaridade e integração na pesquisa visando aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Aprimorar a divulgação qualificada dos resultados de pesquisa e inovação à sociedade;
  • Fortalecer atividades de pesquisa e inovação, ampliando a interação com organizações públicas e privadas;
  • Promover o empreendedorismo por processos de mentoria e incubação para inovação tecnológica;
  • Integrar atividades de pesquisa ao ensino e extensão, por meio de interdisciplinaridade e intersetorialidade.

Mais informações sobre a missão, visão, valores e objetivos estratégicos da Universidade de São Paulo disponíveis no documento na íntegra (clique aqui para acessá-lo)

Normas e resoluções

A Resolução CoPq-7863, de 25/10/2019, regulamenta a composição e as competências das Comissões de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo.

Para maiores informações, confira as Normas da USP.

Novo site do IBAMA CTF/APP-AIDA

Confira a nova página da PRPI sobre IBAMA CTF/APP e CTF/AIDA no endereço abaixo:

https://prpi.usp.br/pesquisa/apoio/ibama-ctf-app/

Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPS)

Informamos que foi publicada, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a Portaria PRPi nº 910 [clique aqui], de 01/06/2023, que desativa a Câmara de Núcleos de Apoio à Pesquisa.

Outros setores

Para acessar outros setores, clique aqui.

Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado

Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado

O Brasil possui uma legislação específica para Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado, a Lei n° 13.123, de 20 de maio de 2015. Esta legislação prescreve normas e diretrizes para o acesso, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e repartição de benefícios dos recursos genéticos a partir de conhecimentos tradicionais associados.

O processo de cadastro de acesso ao PGB e CTA é um processo de fluxo contínuo, ou seja, os pesquisadores devem continuar registrando previamente as suas atividades de acesso no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen).

Os docentes devem fazer o cadastro de suas atividades de acesso, incluindo o vínculo institucional com a Universidade de São Paulo, conforme imagem anexa. Caso não seja incluído o CNPJ da Instituição (USP) ou se o vínculo institucional não for reconhecido (habilitado), constará que o cadastro foi feito de forma independente pelo pesquisador (ou seja, em seu CPF).

Conheça a página sobre Patrimônio Genético da CPqI EACH: http://www5.each.usp.br/patrimonio-genetico-e-conhecimento-tradicional-associado/

Conheça a página sobre Patrimônio Genético da PRPI USP: https://prpi.usp.br/pesquisa/apoio/patrimonio-genetico/


Pontos-focais de Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado

Links: 

Resolução CGen n° 26, de 25 de agosto de 2021

Resolução CGen n° 28, de 25 de agosto de 2021

Ata de reunião dos “Pontos-focais” - 24/11/2022

Informações sobre Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado - Lei 13.123/2015 e Decreto 8.722/2016 - Equipe PRPI

Regimento CPqI EACH

Para ler o Regimento da Comissão de Pesquisa e Inovação EACH-USP completo, acesse Regimento CPqI EACH.

Tutorial para prestação de contas dos auxílios financeiros concedidos pela PRPI

PRPI Informa:

Com o propósito de prestar orientações aos docentes outorgados, às Secretarias das Comissões de Pesquisa (e Inovação) e aos setores financeiros das Unidades e auxiliar a preparação das prestações de contas (PC) dos auxílios financeiros de natureza orçamentária concedidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), provenientes de editais, programas entre outras modalidades de concessão, apresentamos anexa a edição revisada do "TUTORIAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PRPI", que se encontra também disponível no website da PRPI, em "EDITAIS, CHAMADAS E NORMAS".
 
O roteiro deste tutorial sumariza as questões mais frequentes abordadas pelos usuários do Fale Conosco do sistema Atena, como também as situações que vêm motivando a devolução dos processos de prestações de contas para ajustes e esclarecimentos.

A observância dessas recomendações é de fundamental importância para que a PRPI possa analisar as prestações de contas e proferir o abono de forma mais rápida e definitiva. Por essa razão, solicitamos ampla divulgação aos servidores dos Escritórios de Apoio Institucional à Pesquisa, Secretarias de Comissões de Pesquisa e setores financeiro, contábil e de compras das Unidades (Institutos Especializados, Museus e Órgãos).
 
Eventuais dúvidas advindas da leitura deste tutorial poderão ser esclarecidas pelo Fale Conosco do sistema Atena, selecionando o assunto: “PRESTAÇÃO DE CONTAS”.

TUTORIAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PRPI (PDF)

VERSÃO EM VÍDEO: