Programa Pós-Doutorado

O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa realizado por portadores de título de doutor com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. Ele é regido pela RESOLUÇÃO CoPI Nº 8689, de 03 de setembro de 2024A inscrição no Programa deve ser feita na Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade em que o trabalho será desenvolvido.

Para mais informações sobre o programa, acesse:


Como iniciar um Pós-Doutorado na EACH/USP?

Documentação obrigatória para o cadastro no programa de Pós-Doutorado

Leia as informações abaixo antes de preencher o Formulário para cadastro no Google Formulários

1 - Formulário para Cadastro no Pós-Doutorado

Observação: Após conferência da documentação pela secretaria da CPqI, o formulário gerado pelo Google Formulário será encaminhado para assinatura do(a) candidato(a) e do(a) supervisor.

2 - Projeto de Pesquisa incluído no Plano de trabalho do Pós-Doc, em PDF com, no máximo 2 MB

3 - Comprovante, em PDF, da Bolsa obtida (se tratar-se do PNPD-Capes, pode ser emitido pela Secretaria de Pós da EACH)

4 - RG e CPF para brasileiros (não serve CNH) / RNE ou o seu Protocolo de Requerimento, no caso de estrangeiros, e cópia da página do Passaporte com o Visto de permanência no Brasil, em vigência, ou o Protocolo de Requerimento

5 - Foto 3x4, em formato JPEG, com fundo branco, para emissão do Cartão USP

6 - Comprovante do título de Doutor (frente e verso, se for o caso), em PDF

7 - Histórico de Pós-Graduação do doutorado, em PDF

8 - Currículo Lattes atualizado, em PDF

9 - Declaração sobre autorizações exigidas por lei

10 - Descrição da infraestrutura institucional necessária (Veja a observação abaixo antes de preencher o Google Formulário)

Observação: Este documento deve ser preenchido e enviado para assinatura da direção pelo link: http://www5.each.usp.br/assinaturadocumentos/

11 - Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual

12 - Termo de Compromisso e de Modalidade do Pós-Doutorado (Se o candidato tiver bolsa de pós-doutoramento, no ato da inscrição deverá enviar o Termo de concessão. Caso contrário, deverá encaminhar o Termo de Compromisso)

13 - Termo de Ciência firmado pela Instituição Empregadora do candidato

14 - Termo de Outorga em caso de bolsista

15 - Comprovante de afastamento com vínculo empregatício (com ou sem remuneração), publicado no Diário Oficial, em caso de instituição pública ou carta em papel timbrado emitido por instituição privada, em ambos os casos com o período de realização do pós-doutorado.

Os documentos acima devem ser anexados no Google Formulários, com o número do(a) candidato(a).

Exemplos: 2 - Projeto de Pesquisa (NOME DO(A) CANDIDATO(A))

8 - Currículo Lattes – (NOME DO(A) CANDIDATO(A))

Acesso à base de dados da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP

Em primeiro lugar, instale e logue VPN USP, depois acesse a página de Bases de Dados da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, escolha a base que contemple sua necessidade informacional e utilize seus acessos para ler e baixar materiais que sejam assinados pela Universidade. 

Acesso E-mail USP, Rede Wifi e Bilhete SPTrans

E-mail USP

Para solicitar o acesso ao e-mail USP acesse: id.usp.br. Em caso de dúvidas, siga as orientações da página da Superintendência de Tecnologia da Informação e do FAQ.


Rede Wifi

Siga as configurações de acordo com seu dispositivo para acessar a rede sem fio Eduroam (education roaming) da USP no seguinte link: https://eduroam.usp.br/como-usar/.


Bilhete Único de Estudante - SPTrans

Para solicitar o Bilhete Único de Estudante responda o formulário de Solicitação de Bilhete Único SPTrans - Pós-Doutorado EACH/USP. Em seguida, acompanhe sua solicitação por e-mail e no site da SPTrans.

Criação Currículo Lattes

Passo a passo para a criação do currículo Lattes: Criação - CVLattes.

Criação Registro ORCiD
Critérios para Credenciamento como Supervisor de Pós-Doutorado

Para ser credenciado como Supervisor de Pós-Doutorado na USP, é necessário ser docente ativo da USP, Professor Sênior com Termo de Colaboração válido durante todo o período do Plano de Trabalho, ou Pesquisador Colaborador, possuir título de Doutor e competência reconhecida em área de atuação compatível com a do projeto. Os candidatos a supervisores já credenciados em programas de pós-graduação stricto senso estão aptos ao credenciamento automático. Aqueles credenciados em programas externos à USP devem apresentar comprovante de vínculo com o programa. Os demais candidatos a supervisores também poderão ser credenciados como supervisores pontuais, desde que demonstrem competência na área do projeto. Para isso, devem submeter a seguinte documentação:

a) Justificativa detalhada sobre o vínculo com o projeto submetido;
b) Currículo Lattes atualizado;
c) Comprovantes de publicações e outras produções acadêmicas relevantes.
A competência será avaliada com base nos seguintes critérios:
a) Área de doutoramento;
b) Participação ou coordenação de projetos de pesquisa ou extensão;
c) Apresentação de artigos em congressos;
d) Publicação de artigos em revistas nacionais e internacionais com avaliação por pares;
e) Publicação de livros ou capítulos de livros;
f) Orientações concluídas;
g) Participação em bancas examinadoras.

A análise desses casos será conduzida pela Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI), que designará um parecerista para emitir um relatório sobre a adequação do candidato, considerando o estabelecido acima.

Acesse aqui o documento na íntegra.

Confira aqui os docentes credenciados em Programas de Pós-Graduação da EACH-USP.

Fluxo de pedido Pós-Doc com bolsa

Para o caso do pesquisador que é candidato a uma bolsa de Pós-Doc, como por exemplo: Bolsa de Pós-Doc Fapesp, bolsas cujo status seja equivalente ao de um Pós-Doc (esse é o caso das Bolsas Jovem Pesquisador Fapesp - JP-Fapesp), Pesquisador Visitante Fapesp ou CNPq, PRODOC da CAPES, Programa PNPD/CAPES e Programa PROFIX/MCT

a) O Pesquisador e seu Projeto devem ser aceitos por um Docente Supervisor na EACH (cabe ao Pesquisador buscar este Supervisor). O Docente Supervisor também será responsável por encaminhar/tramitar os documentos que eventualmente necessitam da assinatura do Diretor.

b) O Supervisor e/ou o Pesquisador deverão solicitar esta Bolsa à Agência de Fomento, e, caso seja necessário a assinatura do Diretor da EACH, os documentos deverão passar antes por esta Secretaria da CPqI.

c) Caso o Pesquisador seja contemplado com uma Bolsa, deverá nos entregar o Termo de Outorga correspondente, e será efetivamente cadastrado no Programa de Pós-Doc da Unidade. Possuirá autonomia para cumprir as exigências e obrigações que o Programa de Pós-Doc pressupõe. Terá direito ao Certificado de Pós-Doc ao final do Programa, desde que cumpra as exigências que o Programa de Pós-Doc prevê, dentre as quais a entrega de um Relatório Final (veja mais no ítem “E”).

 

O cadastro no Programa de Pós-Doc de uma Unidade da USP, além de vinculá-lo formalmente à Universidade, também irá lhe permitir acesso a determinadas vantagens como: Serviços de Saúde da Universidade, Acesso a Bibliotecas e Recursos Computacionais e Acesso ao Centro Poliesportivo.

Toda e qualquer situação excepcional ou não prevista, será tratada pela Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade, i.e., a CPqI da EACH.

 

Obs.: a documentação é enviada para CPqI por e-mail e é cadastrada automaticamente pela Secretaria da Comissão de Pesquisa e Inovação, uma vez que não há necessidade de solicitar um parecerista, pois recebemos o termo de outorga aprovando a bolsa com o restante dos documentos.

Fluxo de pedido Pós-Doc sem bolsa

Para o caso do pesquisador que pretende realizar o Pós-Doc sem bolsa, ele deverá:

a) O Pesquisador e seu Projeto devem ser aceitos por um Docente Supervisor na EACH (cabe ao Pesquisador buscar este Supervisor). O Docente Supervisor também será responsável por encaminhar/tramitar os documentos que eventualmente necessitam da assinatura do Diretor.

b) Candidatar-se ao Programa de Pós-Doc da Unidade e submeter todos os documentos necessários em pdf para o e-mail pesquisa@usp.br

Além dos documentos obrigatórios, o pesquisador deve encaminhar o “Termo de Compromisso de Pós-Doutorado - Sem Bolsa” devidamente preenchido e assinado, no formato PDF.

c) O projeto deve ser aprovado por um parecerista definido pela CPqI.

d) Após a etapa “c”, o Pesquisador será efetivamente cadastrado no Programa de Pós-Doc da Unidade. Possuirá autonomia para cumprir as exigências e obrigações que o Programa de Pós-Doc pressupõe. Terá direito ao Certificado de Pós-Doc ao final do Programa, desde que cumpra as exigências que o Programa de Pós-Doc prevê, dentre as quais a entrega de um Relatório Final.

 

Etapa de análise de documentos e avaliação do Projeto

  1. A Secretaria da Comissão de Pesquisa e Inovação recebe a documentação listada acima por e-mail;
  2. A mesma é verificada e encaminhada para um parecerista, indicado pela Comissão de Pesquisa e Inovação, analisar o projeto sem fomento;
  3. O prazo estimado da emissão do parecer é de 30 dias;
  4. Após o recebimento do parecer, a documentação do pós-doutorado é inserida no Sistema Atena pela Secretaria da CPqI;
  5. Com a finalização do cadastro, supervisor e o pós-doc são informados via e-mail e o projeto ativado no Sistema Atena;
  6. O cartão USP é solicitado, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, e a previsão de emissão deste é de aproximadamente 10 dias.

 

O cadastro no Programa de Pós-Doc de uma Unidade da USP, além de vinculá-lo formalmente à Universidade, também irá lhe permitir acesso a determinadas vantagens como: Serviços de Saúde da Universidade, Acesso a Bibliotecas e Recursos Computacionais e Acesso ao Centro Poliesportivo.

Toda e qualquer situação excepcional ou não prevista, será tratada pela Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade, i.e., a CPqI da EACH.

Prorrogação do Pós-Doutorado

Conforme o Artigo 16 da RESOLUÇÃO CoPq Nº 7406, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017, a prorrogação deverá ser solicitada via sistema Atena pelo supervisor até 40 dias antes da data final de vigência.

Para solicitar a prorrogação:

a) Acesse o Sistema Atena: Programas/Pós-doutorado/Requerimento/Prorrogação do Projeto;

b) Insira ano e código do projeto;

c) Selecione a Fonte de recurso (com ou sem bolsa), informe a nova data de encerramento, insira novo termo de compromisso, relatório de atividades desenvolvidas e o novo cronograma de atividades e informe a quantidade de horas semanais e a justificativa para a solicitação de prorrogação,

d) A CPqI receberá uma mensagem automática e enviará a solicitação para a análise de parecerista. Sendo aprovado o pedido, solicitaremos um novo Cartão USP para o pós-doc.

Conclusão do Pós-Doutorado

Conforme o Artigo 16 da RESOLUÇÃO CoPq Nº 7406, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017, o prazo máximo para conclusão do pós-doutorado é o estabelecido no Plano de Trabalho, prorrogável desde que a justificativa seja aprovada pela Comissão de Pesquisa e Inovação;

§ 2º - O período máximo de vinculação do pós-doutorando com o mesmo Plano de Trabalho é de 5 anos.

Entrega do relatório:

a) O relatório final deverá ser inserido no Sistema Atena pelo supervisor até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência, não há modelo específico para elaboração do mesmo, mas há necessidade de introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas. O arquivo deve estar em formato PDF, com tamanho máximo de 4 MB. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado e o atestado não será emitido;

b) Ao final do programa de pesquisa, após aprovação do relatório final realizada por parecerista indicado pela Comissão de Pesquisa e Inovação da Unidade, a USP expedirá Certificado de Conclusão do Pós-Doc.

Projetos de Pós-Doutorado em andamento na EACH/USP

Para acessar a lista de Pós-doutorandos da EACH/USP clique AQUI.


Para acessar a lista dos projetos de Pós-Doutorado realizados na EACH nos últimos anos clique AQUI.

Mais informações

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Doutorado acesse:

Sistema Atena (Programas/Pós Doutorado/Ajuda)

Ofício Circular nº005 /2018/PRPI

Pós-Doutorado - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação